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outubro 05, 2010

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Quando estamos perto do CEPE da USP, podemos observar um relógio de sol, marcando as horas através da sombra que seu ponteiro faz no chão devido a posição em que o Sol incide sobre ele.

Para se construir um relógio de Sol, precisamos utilizar conceitos de astronomia, pois devemos conhecer a latitude, a longitude, e a posição que o relógio deve ser construído para que através de equações conhecidas possamos calcular a posição da sombra do ponteiro em cada hora.

Depois de feito todos estes cálculos podemos criar grandes obras de arte, bastando utilizar a criatividade para fazer relógios diferentes.

Abaixo estão alguns exemplos deles e suas localizações:

Natal/ RN

Relógio de Sol

Belo Horizonte / MG

Relógio

Bélgica

Bélgica

Podemos observar um exemplo de situação onde o conhecimento sobre a ciência (em particular a astronomia) e a arte caminham juntas.

Este post é Domínio Público.

Postado por Diego Paulo Rhormens em Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP)

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