Stoa :: Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP) :: Blog :: Mulher no Espelho de Pablo Picasso

setembro 27, 2010

default user icon

Durante uma aula de tópicos de história da física moderna, um grupo apresentou um trabalho sobre o desenvolvimento da física moderna, com os trabalhos de Heisenberg, Bohr, Pauli entre outros físicos.

No final da apresentação o grupo mostrou este quadro de Pablo Picasso

espelho

Este quadro chama Mulher no espelho e foi pintado aproximadamente em 1932, e podemos observar uma mulher com duas "caras", sendo uma a que está refletida no espelho, e a outra o rosto dela que também é dividido em dois.

O grupo da Alessandra fez uma relação entre esta imagem e a luz que tem um caráter dual, as vezes se comportando como onda e as vezes como partícula.

É incrível como uma mesma coisa (a luz) pode ter também "duas caras". Também podemos pernsar em elétrons, que também tem este caráter dual...

Achei muito interessante esta abordagem feita pelo grupo na apresentação sobre a história da física moderna e fiz questão de colocá-la aqui no blog.

Os integrantes do grupo são Alessandra, Monaliza, Marta e Aline.

Este post é Domínio Público.

Postado por Diego Paulo Rhormens em Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP)

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.