Stoa :: Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP) :: Blog :: Visita ao MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia

setembro 24, 2010

default user icon

Esta semana fiz uma visita ao museu de arqueologia e etnologia da USP, ele fica bem próximo ao instituto de física, do lado da prefeitura.

Achei muito interessante a exposição, ela trazia muitos elementos da cultura indígena, africana, grega, egípcia e romana, recomendo a visita a este espaço, pois é muito legal.

Durante a visita algumas coisas me chamaram a atenção e me fizeram refletir sobre a produção da arte por uma sociedade, e como ela está inserida nesta.

Um exemplo é a arte indígena brasileira, podemos perceber o quanto ela muda ao longo dos diversos períodos históricos em que o povo indígena está atravessando.

Existe uma diferença na produção artística indígena da época enterior a chegada dos europeus ao Brasil e depois, mostrando como eles influenciaram fortemente neste sentido, a figura abaixo representa o Vaso de Cariátides, exposto no MAE.

vaso

A partir da análise das obras de arte, podemos indentificar alguns aspectos do modo de vida destas sociedades, como por exemplo suas relações humanas, desenvolvimento tecnológios e costumes.

Percebemos que no início da civilização indígena eles faziam potes de barro, enfeites com pena, lanças com pedras, porém, o avanço da tecnologia e da industrialização também chegou e influenciou os indígenas, na foto abaixo mostra uma parte da exposição onde aparece uma casa Bororó, onde podemos ver claramente a mistura entre a cultura indigena e a industrialização.

Com isto a arte acaba sendo influenciada, já que muitas vezes ela retrata o momento histórico que uma determinada sociedade está passando e nele está incluso a ciência, a política, as preocupações e relações humanas.

Palavras-chave: arqueologia, Artes Plásticas, etnologia, indigena, museu

Este post é Domínio Público.

Postado por Diego Paulo Rhormens em Ciência e Cultura (Licenciatura do IFUSP)

Comentários

  1. Guilherme Hernandez Garcia escreveu:

    Muito interessante essa exposição. Antes de ler esse post eu nem sabia dessa exposição. Agora com certeza passarei por lá, para ver essa exposição.

    Guilherme Hernandez GarciaGuilherme Hernandez Garcia ‒ sexta, 24 setembro 2010, 11:23 -03 # Link |

  2. Nataly de Oliveira Menezes escreveu:

    Mais legal ainda é saber que o MAE disponibiliza cursos gratuitos para a utilização do kit que possuem, estes cursos discutem questões da antropologia, sociologia de uma forma bem legal, vale muito a pena....

    Nataly de Oliveira MenezesNataly de Oliveira Menezes ‒ sexta, 24 setembro 2010, 18:39 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.