Stoa :: Bruno Mauricio Batista de Albuquerque :: Blog :: Tecnologia a serviço da Educação: Introdução.

agosto 27, 2009

default user icon

A situação crítica pela qual passa o ensino do conjunto de disciplinas associadas à Educação Básica (entre as quais se incluem as Ciências Exatas) exige de nós, alunos e professores do Ensino Superior (principalmente), constantes reflexões cujos objetivos convergem sempre à reversão deste quadro atual.   

 

As várias disciplinas de ensino do curso de Licenciatura em Física na USP levantam este ponto e nos fornecem meios teóricos de enfrentarmos este problema de maneira "exitosa". Particularmente, neste segundo semestre de 2009, já debatemos soluções que envolvem modificações na abordagem e implementações de recursos auxiliares.  

 

Indubitavelmente, a bandeira da aplicação de recursos tecnológicos é aquela que se destaca entre as demais, pois, apesar de termos assistido a revoluções assustadoras nas áreas de Ciência e Tecnologia no último século, não observamos um progresso proporcional na Educação, que serve, essencialmente, dos mesmos métodos e recursos e é norteada pelos mesmos objetivos já há um bom tempo! É essa observação que tem motivado a defesa, em massa, de um ensino mais "interativo" (tal como empregado atualmente), sob a égide do Computador e da Internet.

   

Entretanto, falar por si só de Computador e Internet como ferramentas auxiliares, hoje em dia, é muito superficial! Pergunte-se: "O que eu posso fazer com o auxílio do Computador e da Internet hoje em dia?". Se o leitor ousar listar estas atividades, obterá uma seqüência de termos infinitos. Nem o mais habilidoso ou renomado matemático seria capaz de quantificar ou mesmo correlacionar os termos desta seqüência, dada a diversidade dos mesmos. As perguntas chaves deste texto são: COMO usar estes recursos a favor do ensino? QUAIS ferramentas devem ser elegidas? Escolhidas as ferramentas, COMO utilizá-las?  

 

Sugerir respostas para estas perguntas é, justamente, o vetor diretor da disciplina "FAP0459 - Tecnologia Educacional" (antiga "FAP0459 - O Computador e Vídeo no Ensino de Física), uma das matérias de ensino às quais me referi acima. No decorrer do curso, comentarei as sugestões que forem levantadas durante as aulas e espero estimular outras pessoas a comentar os meus textos.

 

Grande abraço,

 

Bruno Maurício Batista de Albuquerque

Palavras-chave: fap0459, tecnologia educacional

Postado por Bruno Mauricio Batista de Albuquerque

Comentários

  1. William Ananias Vallerio Dias escreveu:

    "As perguntas chaves deste texto são: COMO usar estes recursos a favor do ensino? QUAIS ferramentas devem ser elegidas? Escolhidas as ferramentas, COMO utilizá-las?"

    Concordo. Temos inúmeras opções e alternativas tecnológicas. A grande  questão é saber como aplicá-las.

    William Ananias Vallerio DiasWilliam Ananias Vallerio Dias ‒ quinta, 27 agosto 2009, 11:51 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.