Stoa :: Ateus e Ateísmo :: Blog :: Ateus ou agnosticos tendem a agir mais por compaixão do que os mais religiosos

maio 21, 2012

user icon

01/05/201216h00

Ateus ou agnósticos tendem a agir mais por compaixão do que os mais religiosos, diz estudo

Pesquisa feita na Universidade da Califórnia, em Berkeley, sugere que pessoas muito religiosas são menos motivadas pela compaixão ao ajudar um estranho do que ateus e agnósticos.

Em três experimentos, cientistas detectaram que a compaixão é o que faz pessoas menos religiosas serem mais generosas. Já para os mais crentes,  compaixão não tem tanta relação com generosidade, segundo os resultados publicados na revista Social Psychological and Personality Science.

Os dados desafiam a noção de que atos de generosidade e caridade são motivados por empatia e compaixão. Segundo os pesquisadores, isso acontece mais com pessoas menos ou nem um pouco religiosas.

“Nós descobrimos que, para pessoas menos religiosas, a força da conexão emocional com a outra pessoa é fundamental para determinar o quanto o outro será ajudado ou não”, diz o psicólogo social Robb Willer, coautor do estudo. Ele conta que para os mais religiosos, no entanto, a generosidade é baseada menos na emoção e mais em fatores como doutrina, senso de comunidade ou preocupações com a reputação.

A compaixão é definida no estudo como a emoção que sentimos ao ver outra pessoa sofrendo e nos motiva a ajudar, mesmo que isso nos traga algum custo.

O estudo analisou a relação entre compaixão, religião e generosidade, mas não identificou o motivo pelo qual religiosos agem menos por compaixão do que os outros. Os pesquisadores acreditam, no entanto, que essas pessoas são mais guiadas por um senso de obrigação moral.

“Nossa hipótese é que a religião muda a forma como a compaixão tem impacto no comportamento generoso”, afirma Laura Saslow, que participou da pesquisa como estudante de doutorado.

Ela relata que decidiu estudar o assunto depois de ouvir um amigo lamentar que havia feito uma doação às vítimas do terremoto do Haiti apenas depois de assistir a um vídeo emocionante em que uma mulher era salva dos destroços, e não pela compreensão lógica de que era preciso ajudar.

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/05/01/ateus-ou-agnosticos-tendem-a-agir-mais-por-compaixao-do-que-os-mais-religiosos-diz-estudo.htm

 

http://dir.groups.yahoo.com/group/Genismo/message/8115

 

Palavras-chave: ateísmo, compaixão, empatia, moral, obrigação, religião, temor a deus

Postado por João Carlos Holland de Barcellos em Ateus e Ateísmo

Comentários

  1. Jocax escreveu:

     

    Talvez por isso os membros da Santa Inquisicao Torturavam, e queimavam pessoas vivas sem dó, nem piedade: 

    "Nenhum ser vivo manifesta emoções de maneira tão eloquente quanto os humanos. É uma das características que nos distinguem de outros animais. Controlar essas emoções é um dos maiores desafios de nossa natureza. O psicólogo americano Richard Davidson, professor da Universidade de Wisconsin, tem uma boa notícia para aqueles que se sentem vencidos, vez ou outra, pelos próprios sentimentos. “As emoções também são controladas pela parte lógica do cérebro”, diz. “Não são simples impulsos, mas algo que podemos moldar.” Segundo ele, as últimas pesquisas mostram que nossa personalidade é definida pela maneira como reagimos a características emocionais, como as capacidades de reagir a um abalo, de interpretar as emoções, de interagir socialmente e de manter a concentração. Em seu novo livro The emotional life of your brain (algo como A vida emocional de seu cérebro), Davidson recomenda exercícios para fortalecer os circuitos cerebrais das emoções e moldar nossa personalidade.  "

    http://revistaepoca.globo.com/Primeiro-Plano/Diagrama/noticia/2012/04/logica-de-nossas-emocoes.html

     

    João Carlos Holland de BarcellosJocax ‒ segunda, 21 maio 2012, 08:10 -03 # Link |

  2. Sady Carlos de Souza junior escreveu:

    Olá amigo! E aquele forum que debatíamos sobre Deus! Como posso encontrá-lo. Perdi sua continuidade!!!!!!!!!!!

    Sady CarlosSady Carlos de Souza junior ‒ terça, 22 maio 2012, 15:43 -03 # Link |

  3. Jocax escreveu:

    Ola Sady !
    O debare esta em agum dos tópicos do Forum Ateus/Ateísmo.

    Procura por la 

    Abs

    Jocax

    João Carlos Holland de BarcellosJocax ‒ quarta, 23 maio 2012, 08:26 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.