Stoa :: Anete Hannud Abdo :: Blog :: MINHA TIREÓIDE TEM UM NÓDULO. E AGORA?

maio 22, 2008

default user icon
Postado por Anete Hannud Abdo

MINHA TIREÓIDE TEM UM NÓDULO. E AGORA?

Anete Hannud Abdo

 

Os nódulos de tireóide são um problema comum de saúde pública.

Estima-se que 5 a 10% da população desenvolva um nódulo palpável ao longo da vida. Ao exame de ultrassom, metade da população maior de 40 anos apresenta nódulos. E as mulheres são campeãs: os nódulos são 4 a 8 vezes mais freqüentes no sexo feminino.

Na maioria das vezes, os nódulos são desarranjos da arquitetura da glândula, que não chegam a causar disfunção, ou seja, não alteram a produção de hormônios pela tireóide. Portanto, uma pessoa que tem nódulos na tireóide geralmente apresenta como sintoma somente o aumento de volume do pescoço, ou nem isto, pois, se os nódulos são pequenos, podem passar despercebidos, só sendo diagnosticados quando o médico palpa a tireóide, ou achados por acaso no exame de ultrassom.

O grande problema dos nódulos, quando diagnosticados, é saber se eles são cancerosos ou não. Mais de 90% dos nódulos de tireóide são benignos, mas às vezes (não sempre) é necessário fazer uma punção para analisar as suas células.

O câncer de tireóide é 2 vezes mais freqüente nas mulheres do que nos homens, mas o risco de um nódulo único ser canceroso em um homem é maior.

Além de certas características dos nódulos no ultrassom, alguns dados de história e exame físico podem ser úteis para esclarecer esta dúvida. Assim, existe uma chance maior de um nódulo ser canceroso nas seguintes situações:

· história de câncer de tireóide em familiares

· exposição a radiação

· rouquidão

· falta de ar

· nódulo que aparece antes dos 20 ou após os 60 anos

·nódulo grande, de crescimento progressivo, de consistência muito dura à palpação

· presença de gânglios aumentados no pescoço

 

Costumo dizer que, se seu anjinho da guarda lhe disser que você vai ter um câncer e lhe der a chance de escolher qual, você deve escolher o de tireóide, pois em geral tem um “comportamento benigno” e pode ser tratado com sucesso pela cirurgia, sem necessidade de quimioterapia ou radioterapia.

Mas uma recomendação deve ser seguida: nunca abandonar a medicação prescrita, e fazer sempre o acompanhamento médico periódico.

Palavras-chave: nódulo, tireóide

Postado por Anete Hannud Abdo | 2 usuários votaram. 2 votos

Comentários

Página: 1 2
  1. dhaiane escreveu:

    minha mae tem tireoide tenho medo dela morrer pois nao sei se mata. ela tem ki ir ao medico toda semana e a tiroide dela esta muito avançada pois teve um epoca que ela nao tomava os remedios recomendados pelo medico

    default user icondhaiane ‒ sexta, 23 abril 2010, 19:07 BRT # Link |

  2. escreveu:

    Doutora anete,há 5 anos atras fiz a retirada da tireoide do lobo esquerdo,faço reposição com purant4 de 100mg,depois da cirurgia engordei 40 kilos,tenho crises de ansiedades,insonia,nervosismo,enchaços nos tornozelos,e depressão...no periodo de mentruar fico ainda pior,qual é a relação q a tireiode tem com isso? por favor preciso de uma orientação!ahh depois da retirada o resultado foi um bocio.

    default user icon ‒ terça, 27 abril 2010, 15:46 BRT # Link |

  3. sandra.rocco_ escreveu:

    Oi, Anete!

    Minha sobrinha de 13 anos tem um nódulo no pescoço, parecendo um "gogó" desde pequena.

    Já fez uma vez a retirada do mesmo, faz uns 8 anos. Ele acabou voltando e ela está iniciando agora essa investigação.

    Minha irmã passou-me o resultado do exame, que coloco abaixo. Não temos caso de câncer de tireóide na família, mas é lógico que estamos muito preocupadas.

    Se puderes dar uma luz sobre o exame, agradeço.

    "Glândula tireóide com contornos regulares e ecotextura peservada.

    Exceto por nódulo misto predominantemente cístico, localizado no terço inferior do lobo direito, medindo 0,8 x 0,5 x 0,6 cm.

    O lobo direito mede 3,9 x 1,8 x 1,4 cm (5cm³) e o lobo esquerdo 3,4 cm³.

    A espessura do istmo é de 0,2 cm., com diminutas imagens puntiformes, hiperecogênicas no interior de sua porção sólida.

    Identificam-se alguns linfonodos cervicais anteriores, os maiores localizados no nível 2, á direita, medindo 1,6 x 0,5 cm, e à esquerda, no nível 2, medindo 2,1 x 0,6 cm."

    Um abraço,

    Sandra

    default user iconsandra.rocco_ ‒ terça, 04 maio 2010, 12:55 BRT # Link |

  4. lu- escreveu:

    Boa tarde Anete!

    Por favor podes me indicar aluns laboratórios em Curitiba onde posso fazer a punção da tireóde?

    Já fiz esse exame em outras ocasiões mas não me recordo as clínicas e laboratórios que o fazem.

    Obrigada.

    Luzia M.

    default user iconlu- ‒ terça, 04 maio 2010, 15:08 BRT # Link |

  5. laizinha_ escreveu:

    Olá , meu Nome é Laiza ,tenho 21 anos e mais ou menos duas semanas atrás fiz uma ultra-sonografia da tireóide e descobri que estou com cisto.. o resultado é o seguinte...

    glandula tireóide tópica,ecotextura heterogênea as custas de minutas imagens anecoicas em ambos os lobos sugestiva de cisto colóides.

    o lobo direito mede :4,0 x 1,2 x 1,7 cm,como volume de 4,2cm³

    o lobo direito mede:3,9x 1,0 x 1,6 cm como volume de 3,2 cm ³

    istimo estimado em 1,0cm.

    volume total da glandula:8,4cm³

    Cloncusões:cistos coloides bilaterais..

    enfim.. estou muito preocupada ,ainda nao levei os exames pra um endrocrinologista, provavelmente essa semana eu leve,emagreci e estou com muito medo ..tbm nao sei se o fato de está emgracendo seja pelo fato de constar existencia de cistos.. estou aguardando uma resposta, grata!

     

     

    default user iconlaizinha_ ‒ quinta, 13 maio 2010, 12:39 BRT # Link |

  6. toinha_ escreveu:

    adorei o assunto  como participar ? tenho um nódulo de tireoide e precisava de algumas informações.

    default user icontoinha_ ‒ segunda, 17 maio 2010, 19:44 BRT # Link |

  7. escreveu:

    como podemos saber das respostas´para essas perguntas acima?

    default user icon ‒ quarta, 19 maio 2010, 01:09 BRT # Link |

  8. aline_ escreveu:

    oi meu nome é aline tenho 27 anos e tenho hipotiroidismo e alem disso foi detectado imagem cistica complexa com septos e vegetações de contornos irregulares com uma calcificação no seu interior medindo 11x6,2mm 2 outras formações nodulares de contornos irregulares hipoecogenicas me responda por favor....

    default user iconaline_ ‒ quarta, 19 maio 2010, 22:48 BRT # Link |

  9. aline_ escreveu:

    o q quer dizer calcificação em seu interior...

    default user iconaline_ ‒ quarta, 19 maio 2010, 23:31 BRT # Link |

  10. escreveu:

    Dra Anete,

    Penso que seus depoimentos sao de grande valai para os internautas.

     

    parabens pela iniciativa

    default user icon ‒ quinta, 20 maio 2010, 18:14 BRT # Link |

  11. Visitante escreveu:

    Me chamo Edna,moro na Bahia e acabei de fazer uma ultrasson,onde descobri um nódulo na tireoide de 2,5cm de diametro,gostaria de saber se devo permanecer preoculpada como estou agora,se esse tamanho interfere para ser maliguino ou nâo?

    obrigado!

    default user iconVisitante ‒ sexta, 09 julho 2010, 17:09 BRT # Link |

  12. Visitante escreveu:

    ngps  :;oi fiz a punçao da tireoide e no resultado deu esfregaço representados por raras celulas foliculares sem atipias em meio a hemacias e elementos figurados do sangue nao há substancia coloide. conclusao: quadro citologico sem conclusao.. o que devo fazer   vou na medica no dia 30 de março sera que vou precisar fazer o exame da punçao de novo eu odiei esse exame passei mal depois de algumas horas que fiz, o medico nen deu anestesia. é assim mesmo sem anestesia me informe por favor alguem que souber. obrigada.

    default user iconVisitante ‒ segunda, 19 julho 2010, 16:34 BRT # Link |

  13. escreveu:

    Boa Noite!

    Eu me chamo Luis Carlos, tenho 59 anos e tenho um nodulo que surgiu no pescoço...fui na médica e ela mandou fazer uma punção. O resultado dessa punção foi o seguinte: ESFREGAÇOS HEMÁTICOS COM ESPARÇOS FRAGMENTOS DE ESTROMA CONJUNTIVO; ESFREGAÇOS HEMÁTICOS COM RAROS LEUCÓCITOS DE PERMEIO. A médica falou que é só para eu voltar em Novembro, mas estou preocupado com este resultado da punção. Por favor, me explique o que este resultado significa... Obrigado

    default user icon ‒ quinta, 30 setembro 2010, 22:46 BRT # Link |

  14. Adriana escreveu:

    Prezada Dra. Anete,

    Estava procurando informacoes sobre tireiodite de Hashimoto e encontrei a senhora e sem querer desconfio que eh familiar de um querido amigo, Alexandre! Bom, na verdade, escrevo para tirar uma duvida, tenho Hashimoto e faco tratamento com uma endocrino na Usp ha alguns anos; faco uso de Puran T4 50mg. Ela aumentou recementemente minha dosagem, estava tomando 38mg. Mas agora estou tendo muito sono, o que eh estranho, haveria a possibilidade de um efeito reverso com essa mudanca na dosagem?

    Muito obrigada!

    Abraco
    Adriana

    default user iconAdriana ‒ terça, 19 outubro 2010, 18:06 BRST # Link |

  15. escreveu:

    vanessa escreveu

    tenho hipotireoidismo +ou- 3 anos.No momento estou gravida de 3 meses e no meu exame mais recente deu como conclusao alteraçao textural tireoidiana difusa com areas nodulares de permeio.Gostaria de saber o que isto quer dizer e se é grave;principalmente pela gestaçao.

    default user icon ‒ sexta, 22 outubro 2010, 17:41 BRST # Link |

  16. Meniê (menie.) escreveu:

    Há dois anos descobri que, além de um nódulo de 1 cm na tereóide, tenho uma doença chamada tireiodite de Hashimoto. Fiz uma punção que mostrou que o nódulo é benígno. A minha tireóide ainda funciona, as minhas taxas hormonais são normais. Este ano fiz uma ultrassonagrafia que mostrou que o nódulo ainda permanece quase do mesmo tamanho, mas apresentou calcificações. Fui encaminhada a um médico de cabeça e pescoço, que quer retirar o nódulo e toda a minha tireóide. Gostaria da sua opinião. Será mesmo necessário retirar a tireóide se ela ainda funciona? O médico disse que com a Tireoidite de Hashimoto terei outros nódulos e seria um fator de risco para um futuro câncer.

    default user iconMeniê (menie.) ‒ terça, 02 novembro 2010, 21:26 BRST # Link |

  17. estagio_ escreveu:

    Gostaria de saber o que quer dizer a conclusão de exame de PAAF - que deu nos meus exames, a resposta foi a seguinte:

    Aspecto citológico compatível com nódulo hipercelular da tireóide  (Lesão epitelial proliferativa de padrão folicular)

    Por favor gostaria que me respondesse, pois estou muito tensa.

     

    Franciarlen.

     

    default user iconestagio_ ‒ quinta, 11 novembro 2010, 15:07 BRST # Link |

  18. eliane. escreveu:

    Bom dia descobri a uma semana que tenho nodulos na tiroide ,e estou muito assustada gostaria por favor se e grave e o que devo fazer agora... obrigada

    exame

    Tireóide tópica.

    Parênquima  com  textura  heterogênea,  com múltiplas áreas anecóicas com
    ecos  sólidos de diâmetro inferior a 0,4 cm esparsos e com nódulos mistos
    (sólido/cístico)  de terço superior de lobo esquerdo com 0,75 x 0,51 cm e
    terço superior do lobo direito com 1,69 x 0,64 cm.

    Istmo mede 0,16 cm.

    Lobo direito mede 4,4 x 1,8 x 1,6 cm (vol: 6,5 cm3).

    Lobo esquerdo mede 4,2 x 1,4 x 1,35 cm (vol: 4,1 cm3).

    Volume total : 10,0  cm3 (normal de 6 a 15 cm3).

    OPINIÃO:

    Tireóide de volume normal com nódulos mistos e cistos coloides.
     

    default user iconeliane. ‒ domingo, 14 novembro 2010, 11:50 BRST # Link |

  19. samantha escreveu:

    eu tenho 12anos e tenhomuito medo de crescer  d+ eu vou fazer  cirugia pois a minha tireoide esta muito alterada eu to com muito medo

    default user iconsamantha ‒ domingo, 14 novembro 2010, 12:04 BRST # Link |

  20. samantha escreveu:

    Chorãoeu tenho 12 anos e renho muito medo da minha tireoide ficar muito grande eu vou ter que fazer cirugia porque a minha tireoide ta alterada eu to com medo

     

    default user iconsamantha ‒ domingo, 14 novembro 2010, 12:07 BRST # Link |

  21. dirce_ escreveu:

    tenho que operar um cisto na prega vocal direita.

    gostaria de saber quanto tempo de repouso apos a cirurgia?

    ou seja sem falarrrrrrrrrrr???????

    default user icondirce_ ‒ segunda, 15 novembro 2010, 04:26 BRST # Link |

  22. escreveu:

    Oi pessoal, senti um nodulo na tireoide em agosto, fui no medico, pediu para fazer ultra foi detectado 4 nodulos na PAAF so tres puderam ser investigados, sendo dois benignos (bócios classe 2) e uma lesão folicular classe 3,  que não conseguiram diagnosticar. Qual seria a indicação??? Estou apreensiva!!!! Sinto desconforto, não dor.   

    default user icon ‒ sexta, 26 novembro 2010, 12:39 BRST # Link |

  23. nd_ escreveu:

    Boa noite

    Recentemente minha mãe fez um ultrason e deu o seguinte resultado:

    Ausencia de adenomegalias cervicais,lobo direito heterogenio apresetando 3nodulos hipoecoicos sem calcificação medindo 5,4 e 3 cm cat 2. alguns pqnos cistos esparsos omaios de 1,4 e um nodulo calcificado com 3 cm cat 1. um nodulo heterogenio c/ conteudo solido e liquido sem calcificação medindo 6mm categoria III

    Lobo esquerdo discretamente heterogenio com nodulo calcificado de 4 mm.

    volume

    lobo direito 3,7 cm3

    lobo esquerdo 2,2 cm3

    Afinal,isso é cancer? devemos nos preocupar ainda mais? a medica pediu um PAAF, qual o diagnostico? pode me ajudar?

    default user iconnd_ ‒ sexta, 03 dezembro 2010, 22:34 BRST # Link |

  24. Visitante escreveu:

    boa noite Dra

    Minha mãe fez recente mente um ultrason e deu o seguinte resultado:

    ausencia de adenomegalias cervicais

    lobro direito heterogenio apresentando 3 nodulos hipecoicos sem calcificação categoria II, alguns pqnos cistos esparços eum nodulos calcificado categoria I.Um nodulos heterogenio com conteudo solido e liquido sem calcificação categoria III

    lobo esquerdo discretamente heterogenio com nodulo calcificado.

    estamos apavorados!

    Por favos nos ajude!

    Do que se trata? è cancer? a medica pediu um PAAF...

     

    default user iconVisitante ‒ sexta, 03 dezembro 2010, 22:43 BRST # Link |

  25. vel.dog @hotmail.com escreveu:

    meu ultrasson da tireóide constatou que tenho pequeno cisto em lobo esquerdo issu é muito grave?

    default user iconvel.dog @hotmail.com ‒ sábado, 18 dezembro 2010, 16:38 BRST # Link |

  26. vel.dog @hotmail.com escreveu:

    meu ultrasson da tireóide constatou que tenho pequeno cisto em lobo esquerdo issu é muito grave?

    default user iconvel.dog @hotmail.com ‒ sábado, 18 dezembro 2010, 16:38 BRST # Link |

  27. Gi (gisele.) escreveu:

    Boa noite!

    Dra.

    Minha filha tem 08 anos e 11 meses e descobriu que possui área nodular com áreas císticas de permeio, com focos ecogênicos internos, com caracteristicas de mterial colíde, no terço médio/inferior do lobo direito medindo 0,7x0,4x0,5cm. Poderia me orientar?

    Grata!

    default user iconGi (gisele.) ‒ terça, 21 dezembro 2010, 23:42 BRST # Link |

  28. ana. escreveu:

     tenho nódulos na tireóide com conteudos puntiformes   estou morrendo de medo.

    default user iconana. ‒ terça, 04 janeiro 2011, 00:44 BRST # Link |

  29. matos. escreveu:

    Olá Doutora,

    Me Chamo Kenya, tenho 23 anos, e a um ano fui diagnosticada com hipotiroidismo. Faço uso de medicação e fui recentemente diagnosticada com nodulos no lobo esquerdo e cisto no lobo direito. Fiz PAAF e o resultado apresentou esfregaços hemáticos. O que isso significa?? Aguardo resposta, pois estou tensa!

    Obrigada pela atenção!

     

    Kenya Matos

    default user iconmatos. ‒ sexta, 04 março 2011, 13:02 BRT # Link |

  30. escreveu:

    cara dra anete abdo: sou portador de um nodulo tireoidiano de 39X28cm, e segundo puncao aspirativa relizada no laboratorio aleph, do rio de janeiro,benigno, mas em expansao.vivo no rio e meu clinico geral nao conhece nenhum profissional qualificado na especialidade. pediria o favor, se a dra conhecer, indicar-me um endocrinologista aki, meu e-mail esta indicado abaixo. grato lu 

    default user icon ‒ quinta, 17 março 2011, 11:44 BRT # Link |

  31. katia ( ) escreveu:

    Fiz uma utrassonografia da tireóde, com doppler colorido e a conclusão deu tireóde de dimensões aumentadas e heterogênas. O que isso significa?

     

    default user iconkatia ( ) ‒ sexta, 18 março 2011, 16:09 BRT # Link |

  32. escreveu:

    boa noite, minha mãe precisa fazer um paaf guiado por us mas nem os medicos da minha cidade (guarapari ES ) sabem informar onde podemos fazer este exame aqui no Espirito Santo. gostaria de saber se voce pode me ajudar com esta informação ou ao menos me orientar onde posso adiquiri esta informação? desde ja agradeço a atenção

    default user icon ‒ quarta, 27 abril 2011, 20:52 BRT # Link |

  33. gabii_ escreveu:

    Olá

    Recebi o resultado dede um punção aspirativa pois eu tenho um nodulo solido de 1,1 cm no lobulo direito da tireoide

     

    o resultado foi:

    nodulo proliferativo folicular, sem atipias

    e tireoidite

     

    além disso fala sobre agrupamento de celulas foliculares e oxifilicas. Ademais linfocitos...

     

    Pode ser algo grave? Estou muito preocupada pois eu li sobre carcinomas e estou perdendo o sono!

    Obrigada, aguardo resposta

     

    gabii_sarttory@hotmail.com

    default user icongabii_ ‒ quinta, 28 abril 2011, 05:10 BRT # Link |

  34. escreveu:

    oi,meu nome é carmen maria ximenes, tenhos alguns nodulos na garganta e tenho muitas duvidas se eu operar se depois eu poderei engravidar? POXA...gostaria muito de algums resposta,pois alguns medicos dizem que nao tem nada haver ,e outros dizer que nao consegue engravidar depois de opera!?

     

    default user icon ‒ sexta, 29 abril 2011, 18:27 BRT # Link |

  35. escreveu:

    Tenho um Nodulo no lado esquerdo já fiz um pulsão e deu benigno, agora ele não cresceu muito mas está com calcificação e meu médico pediu outra pulsão, mais uma coisa estou sentindo muitas dores no lado será que é do nodulo,muito obrigada espero uma resposta,umgrande abraço....

    default user icon ‒ quarta, 25 maio 2011, 22:27 BRT # Link |

  36. jardel escreveu:

    hoje eu descobri que tenho um nodulo na região ístmica à esquerda na tireoide.

    isso é muito grave?

    default user iconjardel ‒ quinta, 30 junho 2011, 18:59 BRT # Link |

  37. escreveu:

    Tenho um nódulo na tireoide medindo 1,3 cm vendo os comentarios vejo que tem caracteristica de malignidade hipoecoico com circulação periferica sólido firme e com tamanho grande estou preocupada o medico pediu biopcia estou com muito medo me diga alguma coisa por favor para eu me tranquilizar.

    default user icon ‒ sábado, 02 julho 2011, 21:26 BRT # Link |

  38. hilda- escreveu:

    Estou ansiosa, pois em 2009 fiz uma punção e 2010 outra, porém o médico quer operar, pois tem crescido muito e está ocupando quase a totalidade do lobo esquerdo. Não tenho problemas com a tiroide, funciona normal. Quero saber se realmente corro risco de ficar com problemas na voz e de ter que tomar remédio para o resto da vida depois da cirurgia...

    default user iconhilda- ‒ segunda, 11 julho 2011, 08:54 BRT # Link |

  39. escreveu:

    Meu nome é Ana  tenho 44 anos, a 6 meses descobri que tenho um nódulo na tiréoide, no lobo direito, nódulo único, hipoecóico sólido, meu médico encaminhou para punção, fiz a punção deu o resultado: compativel com padrão folicular com atipias e recomendou  prosseguir ivestigação gostaria de saber qual será o próximo passo e se esse resultado sugere câncer pois estou muito apreensiva e só posso passar no médico no mês que vem.obrigada .

    default user icon ‒ sábado, 23 julho 2011, 21:40 BRT # Link |

  40. escreveu:

    Dra.fiz uma ultrassonografia da tireoide e deu o seguinte resultado:

    os lobos tireoidianos medem 4,1 x15,1 x14,5mm a direita e 40,0 x 15,1 x 12,5mm a esquerda .

    o istimo tireoidiano mede 2,2mm de espessura.

    verifica-se halo hipoecoico periferico associado ao nodulo.

    nodulo bem delimitado, hiperecogenico medindo 8,3 x 6,3mm no lobo direito

     

    nodulo bem delimitado hiperocogenico medindo 7,9 x 7,3mm localizado no lobo direito .

    obs. os nodulos tireoidianos direito sao contiguos e apresentam fluxos somente perifericos no mapeamento colorido de fluxo.apresenta bordas rombas,com superficies boceladas e irregulares e ecotextura paremquimatosa difusamente heterogenia,irregular,sugerindo tireoide cronica difusa .pequena imagens de adenomegalia hipoecogenica,ovaladas 3 e 6mm de diametro,nas cadeias ganglionares 

    pre-traqueal inferior,e jugular transversa.

    default user icon ‒ quarta, 17 agosto 2011, 19:06 BRT # Link |

  41. escreveu:

    Boa tarde ..minha sogra fez o exame que deu no lobo direito apresenta nodulo solido hipoecoico,bem definido  medindo 0,7x0.5 cm

    e lobo esquerdo apresenta´pequeno cisto colóide que mediu 0,2x0,2 cm...

    alguem pode responder se é normal pois o retorno da consulta ainda esa longe

    agradece Andréa

    :)

    default user icon ‒ sábado, 27 agosto 2011, 11:44 BRT # Link |

  42. Visitante escreveu:

    Apareceram nódulos em 1990, tomei Puran T4 por um ano, não diminuíram, então fiz a cirirgia (mais por causa da estética). Maravilha, não doeu nadinha, fiquei dois dias internada e logo depois era Natal, comi e bebi normalmente. Foi tirado só um lobo, o outro ficou, nunca tive problemas nem sintomas, nada. Em 2004, novos nódulos apareceram, fiz exames etc; não fiz cirurgia (e não quero fazer) porque agora ficarei sem tiróide e, portanto, com problemas hormonais. O único problema que me incomoda é a estética... mas ficar dependente de remédio também não gosto. Quero que diminuam com medicação!

    default user iconVisitante ‒ sábado, 10 setembro 2011, 15:35 BRT # Link |

  43. bri. escreveu:

    Ola, fiz uma eco hoje e descobri que tenho dois nódulos , um em cada lado da tireoide, sinto que meu pescoço está maior, e vomito tudo oque eu como, estou com medo que seja cancer, a cirurgia é a melhor opção?

    default user iconbri. ‒ terça, 13 setembro 2011, 18:02 BRT # Link |

  44. Visitante escreveu:

     

           retirei minha tireoide a uns dois anos , tomo 188mcg de puran e sinto muitas dores , cansaço , falta de ar , formigamento nas maos e pernas  (mais pela manha ) , dor muscular ,dor nas juntas , minha pele queima demais fica seca , muita irritaçao e outras coisas mais .

    nao fiz iodo , enem reposiçao de calcio no começo , fui muito mau orientado.

     E nao sei mais o que fazer, ja fui em 1000 medicos e ninguem fala nada , so que esta tudo normal ja tomei tanta coisa , tenho 37 anos e nao vivo mais , nao consigo ninguen que me de uma resposta .

        me ajuda se puder !

        RICHARD GIESEN

          moro em vila velha ES , meu tel. (027)99522062 , pode me ligar a cobrar ou me manda um email.

    agradeço

    default user iconVisitante ‒ domingo, 18 setembro 2011, 09:44 BRT # Link |

  45. escreveu:

    meu nome é Rosália,tenho 48 anos e ha 3 anos descobri que tenho cisto do tiroglosso.O medico me encaminhou para operar,mas pelo sus demorou muito para sair a cirurgia,fiquei com medo e desisti de operar,agora estou com dor de garganta e estou com muito medo de virar cancer.Qual é a possibilidade de virar cancer?Obrigada.

    default user icon ‒ domingo, 09 outubro 2011, 12:08 BRT # Link |

  46. escreveu:

    tenho 30 anos e estou mto preocupada com esse resultado vou passar pelo médico me ajudem por favor, fiz um ulta-som de tireoide e deu tireoide assimétrica,aumentada de tamanho,contornos regulares,superficies lisas e textura heterogênea.Lobo direito medindo 4.6x1.4 cm,apresentando no pólo inferior nódulo isoecogenica,bem delimitado com fluxo vascular periférico maior que o central medindo 0.6x0.4 cm.Lobo esquerdo medindo 4.4x1.6x1.5 cm.Conclusao tireoide heterogenea com bócio difuso e nódulo no lobo direito,tireóide.

    e parabens Anete por ajudar tantas pessoas.

    Viviane Ferreira 29/10/2011

    default user icon ‒ sábado, 29 outubro 2011, 10:52 BRST # Link |

  47. Visitante escreveu:

    gostari de saber quais hospitais do parana fazem a cirurgia do nodulo da tirioide pelo sus

    default user iconVisitante ‒ quinta, 10 novembro 2011, 18:22 BRST # Link |

  48. Débora escreveu:

    Olá ,meu nome é Débora,estou passando por esse tipo de problema com meu Paizinho,depois que li alguns comentarios estou mais tranquila,tenho muita fé que vai dar tudo certo.

    default user iconDébora ‒ sexta, 11 novembro 2011, 19:35 BRST # Link |

  49. escreveu:

    Gostei muit das perguntas, e preciso fazer a minha , e espero ser respondida. estou desesperada.

    default user icon ‒ sábado, 12 novembro 2011, 21:59 BRST # Link |

  50. Visitante escreveu:

    fiz uma ultrassonografia e apareseu um nódulo hipoecóico que mede 0,9x0,6x0,9 cm o lobo direito mede 4,8x1,2x1,8cm(volume de 5,4cm) o lobo esquerdo mede 4,2x1,2x1,5cm(volume 3,9cm) o istmo tem espessura de 0,4cm o que é isso estou apavorada me responda neide

    default user iconVisitante ‒ terça, 15 novembro 2011, 01:29 BRST # Link |

Página: 1 2

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.