Stoa :: Anete Hannud Abdo :: Blog :: MINHA TIREÓIDE TEM UM NÓDULO. E AGORA?

maio 22, 2008

default user icon
Postado por Anete Hannud Abdo

MINHA TIREÓIDE TEM UM NÓDULO. E AGORA?

Anete Hannud Abdo

 

Os nódulos de tireóide são um problema comum de saúde pública.

Estima-se que 5 a 10% da população desenvolva um nódulo palpável ao longo da vida. Ao exame de ultrassom, metade da população maior de 40 anos apresenta nódulos. E as mulheres são campeãs: os nódulos são 4 a 8 vezes mais freqüentes no sexo feminino.

Na maioria das vezes, os nódulos são desarranjos da arquitetura da glândula, que não chegam a causar disfunção, ou seja, não alteram a produção de hormônios pela tireóide. Portanto, uma pessoa que tem nódulos na tireóide geralmente apresenta como sintoma somente o aumento de volume do pescoço, ou nem isto, pois, se os nódulos são pequenos, podem passar despercebidos, só sendo diagnosticados quando o médico palpa a tireóide, ou achados por acaso no exame de ultrassom.

O grande problema dos nódulos, quando diagnosticados, é saber se eles são cancerosos ou não. Mais de 90% dos nódulos de tireóide são benignos, mas às vezes (não sempre) é necessário fazer uma punção para analisar as suas células.

O câncer de tireóide é 2 vezes mais freqüente nas mulheres do que nos homens, mas o risco de um nódulo único ser canceroso em um homem é maior.

Além de certas características dos nódulos no ultrassom, alguns dados de história e exame físico podem ser úteis para esclarecer esta dúvida. Assim, existe uma chance maior de um nódulo ser canceroso nas seguintes situações:

· história de câncer de tireóide em familiares

· exposição a radiação

· rouquidão

· falta de ar

· nódulo que aparece antes dos 20 ou após os 60 anos

·nódulo grande, de crescimento progressivo, de consistência muito dura à palpação

· presença de gânglios aumentados no pescoço

 

Costumo dizer que, se seu anjinho da guarda lhe disser que você vai ter um câncer e lhe der a chance de escolher qual, você deve escolher o de tireóide, pois em geral tem um “comportamento benigno” e pode ser tratado com sucesso pela cirurgia, sem necessidade de quimioterapia ou radioterapia.

Mas uma recomendação deve ser seguida: nunca abandonar a medicação prescrita, e fazer sempre o acompanhamento médico periódico.

Palavras-chave: nódulo, tireóide

Postado por Anete Hannud Abdo | 2 usuários votaram. 2 votos

Comentários

Página: 1 2
  1. an.nell. escreveu:

     

     A MINHA FILHOTA NASCEU COM UM NODULO SOLIDO HEPOECOICO NA TIREOIDE O NODULO MEDE 0,8 CM DESDE QUE ELA NASCEU QUE TEM ESTE NODULO. PODE SER CANCEROSO. MIM RESPONDA POR FAVOR. 

    default user iconan.nell. ‒ quinta, 18 setembro 2008, 16:41 BRT # Link |

  2. denia(denia.lima. escreveu:

    tenho nodulo na tireode,mais ja fiz apução e deu benigno,mais ficou com receio mesmo assim ate mesmo obiservando sem toca no meu pescoso da pra ver..isso e ruim?

    default user icondenia(denia.lima. ‒ terça, 07 outubro 2008, 16:16 BRT # Link |

  3. Anete Hannud Abdo escreveu:

    Resposta a "an.nell.ice@hotmail.com" sobre nódulo de tireóide em criança:

    Nódulos da tiróide são raros em crianças. Possíveis causas são: cisto do canal tiroglosso, tiroidite, e tumores. Só pelo ultrassom, muitas vezes não é possível diferenciar.

    É importante saber se existe história de doenças da tireóide na família, se a criança foi submetida a alguma radiação, saber como a tireóide está funcionando, se existem anticorpos contra a tireóide no sangue, e muitas outras coisas.

    Pode ser necessário puncionar o nódulo para fazer um exame detalhado das células que o compõem, ou simplesmente seguir com ultrassom periódico para avaliar o comportamento do nódulo.

    Portanto, é preciso consultar um endocrinologista e seguir suas orientações para fazer o diagnóstico e dar o tratamento adequado.

    Abraços

    Anete

    Anete Hannud AbdoAnete Hannud Abdo ‒ domingo, 12 outubro 2008, 23:38 BRT # Link |

  4. Anete Hannud Abdo escreveu:

    Resposta a Denia sobre nódulo de tireóide benigno na punção:

    O resultado de uma punção não pode ser analisado isoladamente. Deve ser analisado juntamente com todo o quadro clínico e laboratorial. 

    Importante: uma punção com resultado "benigno" não quer dizer que você esteja livre de fazer o seguimento periódico deste nódulo.

    Procure seu médico. Ele é a melhor pessoa para tirar suas dúvidas, com base em todos as consultas e exames que você fez.

    Anete Hannud AbdoAnete Hannud Abdo ‒ domingo, 12 outubro 2008, 23:53 BRT # Link |

  5. laysa( escreveu:

    Minha mãe tem 59 anos e descobriu numa consulta para tentar emagrecer, que possui nódulos na tireóide. Nos exames de sangue não foi apresentado nenhuma variação hormonal e na ultrassonografia apresentou 3 nódulos (22 cm3, 8 cm3 e 1 cm3). O endocrino indicou uma pulsão e para nossa surpresa ao procurar o cirurgião de cabeça e pescoço para realizar o procedimento, o mesmo orientou a já fazer direto uma cirurgia para retirada da tireóide, pois os nódulos são muito grandes e somente após a retirada dos nódulos promover a biópsia. Já ficamos inseguras desde então com a indicação direta para a cirurgia... Mas, demos prosseguimento tirando uma radiografia do tórax (que indicou área cardíaca aumentada) e no ecocardiograma apresentou comprometimento total do lado esquerdo do coração. Estamos agora perdidas, pois temos que cuidar do coração e não sabemos como proceder com os nódulos da tireóide... Alguma dica de que procedimento seguir? Devemos fazer a pulsão assim mesmo?

    default user iconlaysa( ‒ sábado, 25 outubro 2008, 16:39 BRST # Link |

  6. camilacacau_ escreveu:

    Laysa, tenho duas semanas de operada. Tive que fazer a tireoidectomia. Foram dois nodulos (7,5 e 3,5 cm), os medicos dizem que acima de 5cm o ideal eh fazer a retirada, porem, tem que se conhecer todo o historico do paciente, se tem ou teve familiares com problemas, taxas de hormonios, etc... Procure outros medicos tambem. Passei por alguns, ate sentir-me bem com o escolhido. Caso sua mae necessite realmente de cirurgia, ela eh simples. Recebi alta no dia seguinte.Fiz a punçao tambem, (eh uma agulha fina que eh colocada no pescoço e retirada algumas celulas do nodulo para analise), eh bem simples, e nao doi nada.Boa sorte!Camila

    default user iconcamilacacau_ ‒ segunda, 03 novembro 2008, 10:51 BRST # Link |

  7. escreveu:

          Eu possuo 5 nódulos, fiz a punção e não foi detectada nenhuma célula máligna, porém como a minha tiróide não possui mais nenhuma função hormonal a minha endocrinologista recomendou a retirada total da glândula.     Na verdade eu possuo uma doença chamada: Tireoidite de Hashimoto, ela é faz da família das doenças auto imunes, então mesmo que eu tire somente os nódulos, outros poderão surgir e terei que sofrer novamente com a espectiva de ser um câncer, e descobri aos 19 anos, hoje com 23 anos sinto que a cirurgia é a melhor opção!     Desejo boa sorte a todos que tiverem que passar pelo mesmo problema que eu!    Natália Proença- Macaé- RJ

    default user icon ‒ segunda, 03 novembro 2008, 21:46 BRST # Link |

  8. Visitante escreveu:

    Eu desocbri que tenho nódulo de 8mm do lado dreito, fiz a punção e ao levar o resultado para omédico, e ele me falou ue não deu atraves do exame saber se o nodulo e benigno ou maligno e por isso ele falou que tenho que retirar o nódulo o mais rápido possível para que possa ver atraves do exame do tecido detectar se é benigno ou maligno, queria saber como e a cirurgia, quais os riscos, enfim estou bem confusa e preocupada

    default user iconVisitante ‒ sexta, 14 novembro 2008, 16:30 BRST # Link |

  9. Visitante escreveu:

    há 3 anos descobrir que tinha ovario polimicrocistos e agora acidentalmente descobrir atraves de Ultrasom que tenho um nodulo unico heterogenico, halo Tênue medindo 9,91mm o que fazer estou muito preocupada e qual a relação de ovarios polimicrocistos com nodulo na tireoide

    default user iconVisitante ‒ sábado, 15 novembro 2008, 10:21 BRST # Link |

  10. Visitante escreveu:

     Precisando de ajuda há 3 anos descobrir que tenho ovarios polimicrocistos e agora acidentalmente em exames de rotina descobrir atraves de ultrasom que tenho  um nodulo na tireoide unico heterogenico halo Tênue medindo 9,91mm oque fazer estou muito preocupada e qual a relação de ovarios polimicrocistos com nodulo na tireoide  sou louca pra ser mãe   tenho 31 anos

    default user iconVisitante ‒ sábado, 15 novembro 2008, 10:30 BRST # Link |

  11. Cristália ( escreveu:

     Em 2005 foi me diagnosticado 1 quisto no canal tiroglosso com 5mm e multiplos nodulos na tiroide em ambos os lados os moiores com 1cm e os menores com 7mm entretanto a minha medica mandou me tomar o Thirax nao cheguei a tomar nem 1 semana porque nao me sentia bem e fui as urgencias e me disseram que nao podia tomar porque nao me fazia bem ao coracao para a minha medica me receitar outro mas ela insiste que tenho que toma-lo e nao outro,entretanto em Janeiro de 2007 fui operada o que ja ia muito mal porque estava muito magra e nao conseguia comer nada nem beber porque vomitava tudo o que a medica dizia que era normal porque o quisto fazia as suas descargas entretanto quando fui operada o quisto ja tinha 7mm na ecografia mas o medico que me operou me disse que ele era bem maior estive enternada 4 dias o que tudo correu bem nao tive dores nada o que me custo foi comeu tudo esmagado e em temperatura normal por alguns tempos,entretanto em Julho do mesmo ano voltaram a diagnosticar outro quisto no canal tiroglosso com 5mm o que para mim foi um choque porque o medico que me operou me disse que nao iria aperecer mais fiquei pessima com a noticia de ter que passar tudo outra vez,entretanto a minha medica ficou admirada mas disse que tinha que ser tirado e que se depois desta outra operacao voltasse a aparecer outro ai se tornaria um caso cronico mas que sempre que aparece-se outro teria que ser tirado entretanto ja tou para ser operada a qualqer momento porque ja tive a consulta pre-operatoria o que me deixou muito resiosa por causa do que o medico me disse ,disse me que iria ser operada no final da tarde e iria ter alta na manha seguinte e como vou ser operada a 100 kilometros da minha residencia e vou de autocarro perguntei se podia ser ja que nao tinha ninguem para me ir buscar e ele me disse que nao era preciso o que acho estranho porque tenho que andar a pe ate o centro de camionagem e depois andar num autocarro pelo menos 1 hora e meia e tambem me disse outras coisas que me deixaram com medo de fazer esta cirurgia como ser imposivel eu ser alergica a paracetamol o que ja na 1 operacao foi provado que realmente o era , entretanto o quisto neste momento esta com 1cm por isso gostaria de que me ajuda se com a sua opiniao nisto tudo e se e normal estes quistos estarem sempre a aparcerem e porque essa causa e aminha medica diz que nao me opera a tiroide enquanto os qistos nao desaparecerem por completo.   Com os melhore cumprimentos ,obrigado

    default user iconCristália ( ‒ sexta, 21 novembro 2008, 00:48 BRST # Link |

  12. janete. escreveu:

    tenho 5 nódulos na tireóide, um deles é hemorrágico, já fiz punção e o resultado foi benigno, mas mesmo assim tenho receio, será melhor operar?

    default user iconjanete. ‒ sexta, 21 novembro 2008, 20:32 BRST # Link |

  13. escreveu:

    tenho 2 nódulos do lado direito e 1 do lado esquerdo,a punção deu o resultado sugestivo para bócio adenomatoso,hiperplasia folicular com transformação oxifílica ou tireoidite.Gostaria de saber se existe alguma forma de saber o diagnóstico único pois este deixou dúvidas entre 3 sugestões.gvhas

    default user icon ‒ sexta, 21 novembro 2008, 22:15 BRST # Link |

  14. Visitante escreveu:

    ha cerca de uma semana descobri que tenho um nodulo no lobo esquerdo da tireoide isto e grave estol preocupada mande por favor alguns detalhes sobre este assunto obrigada ass selma magalhaes 26 anos susano sao pauloChorando

    default user iconVisitante ‒ segunda, 24 novembro 2008, 12:18 BRST # Link |

  15. Juliana(gyanah.) escreveu:

    Olá......Boa tarde a todos!! Na verdade gostaria de saber se depois de uma cirurgia de retirada de um cancer na tireóide é possivel comer comída sólida????Tenho um amigo que fez uma cirurgia ontem ,,,,,,,e já está se alimentando normal...achei isso tão estranho....

    Grande beijinhos!!!!!!!!!!!!!

    Obrigada.

    default user iconJuliana(gyanah.) ‒ terça, 25 novembro 2008, 14:35 BRST # Link |

  16. margarida_ escreveu:

       Tenho um nódulo na tireóide do lado esquerdo,que descobri em 2005, foram feitas três punções no qual resultou beligno;o médico pediu também ultrassom no qual o tamanho foi aumentando a cada seis meses de acompanhamento que fiz.Pelo crescimento progressivo o médico me perguntou se eu queria operar. Como ele me deu a opção de escolha,perguntei a ele qual seria o problema de não faze-lo?Ele respondeu que nenhuma que eu poderia esperar mais e se acaso eu tivesse dificuldades para engolir ou respirar,poderia então fazer. Perguntei se realmente era beligno?Ele respondeu que sim mais que nenhum exame é 100%,e que quando abrisse poderia ter alguma surpresa.Com esse tipo de resposta fiquei com medo e não quis fazer a cirurgia.No ano de 2006 fiquei sem fazer a punção e o ultrasson, mas chegando agora em outubro fui fazer um exame de tireóide e ultrassom e descobri que tenho uma inflamação congenita na tireóide e apareceram mais dois nódulos do lado direito,e agora nódulos belignos aparecem mais de um?

    obrigada pela atenção e espero uma resposta.

    NICOLE GOVEA  25/11/2008

    default user iconmargarida_ ‒ terça, 25 novembro 2008, 17:13 BRST # Link |

  17. lidia_ escreveu:

    ao fazer uma resonancia da coluna cervical descubri que tenho o nodulo de tireoide de 8,0cm no lado esquerdo . fiz uma ultrasonografia para melhor visualizar ,  dai então eu fiz a punção mandada pelo minha endocrina, o resultado foi beligno , ela disse que  não é nescessario uma cirurgia . mais mesmo assim eu procurei um cirurgião de cabeça e pescoço, ele me pediu novamente outra ultrasom, dai então ele descobriu 3 cisto do lado direito , mais meu cirurgião disse que ira primeiro retirar o nodulo da tireoide ,fara uma biopsia , e conforne oque der  ele retirara os cisto também , oque vcs ahão que  devo fazer mandar rertirar logo o cisto o ou deixar para futuramente desidir oque fazer ,pois ja estou com medo da primeira cirurgia,outra pergunta.

      -O local da cirurgia fica doida , qual o tempo da recuperação , é verdade que corro risco de ficar roca já que tenho problemas na cordas  vocalicas , ou mesmo não tendo problrema?Desde já muito obrigado , me respondam por favor eu irei fazer a cirurgia dia 03/12/08 presciso saber como será minha recuperação.Obrigado

    default user iconlidia_ ‒ terça, 25 novembro 2008, 21:10 BRST # Link |

  18. laninhah- escreveu:

    descobri que tenho dois nodulo na tireoide...a médica disse que tenho que operar.mas ela não pediu a punção,porque pelo exame de ultrasom dava pra saber se era beligno....

    devo ou não fazer a punção?!

    beeijos.

    default user iconlaninhah- ‒ quinta, 04 dezembro 2008, 13:54 BRST # Link |

  19. bia. escreveu:

    Dra. Anete, gostaria de uma opinião sua.
    Eu tenho 25 anos e em agosto desse ano percebi um nódulo na região anterior do pescoço. Demorei para procurar um endocrinologista, só fui fazer o primeiro USG em 8/nov. Nesta data o nódulo tinha 28mm. Em 28 de novembro realizei outro USg com doppler colorido e o nódulo já media 41mm.
    As características do nódulo segundo o USG eram sólido, único, hipoecogênico, heterogêneo, hipervascularizado, contornos irregulares, microcalcificação interna. Fui pesquisar a respeito e já estava preparada para uma notícia ruim.

    Porém no resultado da punção consta:

    O exame citológico revela placas bidimensionais de células epiteliais. Os núcleos são arredondados e monomórficos. De permeio notam-se macrófagos espumosos por vezes multinucleados. Notam-se, também depósitos de material colóide e numerosas hemácias.
    Citologia negativa para malignidade
    Bócio Colóide.

    A minha dúvida é, será possível um nódulo com tantas características de malignidade juntas que está crescendo tão rapidamente ser benigno? Ou seja, posso confiar no exame?
    Muito obrigada e Deus te abençoe.

    default user iconbia. ‒ quinta, 11 dezembro 2008, 08:59 BRST # Link |

  20. escreveu:

    tenho um nodulo no istmo da tiroide e varios microquistos dos lados do pescoço o maior ja esta com 3cm tenho sido vigiada com ecografias e punçoes mas da sempre benigno tenho 48 anos .so que o maior tem crescido significativamente ,numa consulta ao ipo a endocrinologista para meu espanto disse que nao via necessidade de operar pois traria algumas complicaçoes como ficar rouca e perder umas glandulas e que me iria descalsificar os ossos.disse tambem que de certo o meu problema era de estetica.eu fiquei baralhada!entao ando num ipo e dizem me que a minha preocupaçao e de estetica,gostaria da sua opiniao.obrigada.isabel

    default user icon ‒ sexta, 19 dezembro 2008, 16:54 BRST # Link |

  21. escreveu:

    Meu nome é Vilma. Sou de Curitiba. Fiz uma ultrassonografia da tireóide e foi constatada a presença de 3 nódulos sólidos, hipoecóicos, agrupados no terço inferior direito, medindo cada um 0,87 cm, 0,90 cm e 0,42 cm. O comentário final, no laudo, é que a tireóide tem volume normal, com nódulos. Minha pergunta é: estes 3 nódulos da tireóide são preocupantes, quanto ao tamanho de cada um ou não há motivo para tal?

    default user icon ‒ terça, 13 janeiro 2009, 18:23 BRST # Link |

  22. escreveu:

    Ola

    Tenho um nódulo hipoecóico de aproximadamente 1 cm . JA FIZ PUNÇAO E O RESULTADO FOI O SEGUINTE: Nódulo exibe hemácias, numerosos histiócitos xantomatsos, contendo pigmento de hemossiderina no citoplasma.Raras células foliculares de núcleos ovais e hipercromáticos. Observa-se ainda conteudo amorfo com aspecto de coloide. Padrao folicular I. Este padrao favorece o bocio nodular. o QUE ISSO SIGNIFICA?

    default user icon ‒ quarta, 28 janeiro 2009, 02:44 BRST # Link |

  23. escreveu:

    olá, meu nome é Daniela, tenho 36 anos e após um exame de ultrassom descobri um nódulo na tireóide, fiquei aflita e ainda não levei ao médico pois estoun esperando o dia do retorno. Gostaria de saber se já ocorreu do nódulo desaparecer com medicação ou se é necessário a cirurgia para a retirada.

    default user icon ‒ quinta, 29 janeiro 2009, 10:17 BRST # Link |

  24. cris_ escreveu:

        Olá, meu nome é Cristiane, tenho 32 anos descobri que tenho 2 nódulos de tiroide quando descobri eles eram pequenos e o médico disse para não me preocupar somente acompanhar, depois de 6 meses fiz novo exame e eles aumentaram de 1cm para 2cm e fiz punção e constou benigno. Minha unica preocupação é que tenho sentido muita falta de ar. isso está me incomodando muito. Como devo falar com meu médico que só me diz para não me preocupar.

    default user iconcris_ ‒ quinta, 29 janeiro 2009, 22:35 BRST # Link |

  25. alexandra. escreveu:

    ola!

    chamo me alexandra, tenho 20anos e apareceu me um nodulo do lado direito com 0.4cm, gostava de saber o k me pode acontecer?

    default user iconalexandra. ‒ terça, 03 fevereiro 2009, 19:40 BRST # Link |

  26. Visitante escreveu:

    Eu me chamo Denise tenho 45 anos,  sendo diagnósticado bócio multinodular.Tenho 6 nódulos na tireóide (sendo 1 no istmo). Já fiz uma pulsão que deu nódulo colóide, para investigar doença auto imune e ausência de malignidade. Mais pelo meu exame de anti- TPO dá 30.8 u/ml. O meu médico indicou Tireoidectomia.Por favor gostaria da sua opinião. Um abraço.

    default user iconVisitante ‒ quarta, 04 fevereiro 2009, 18:31 BRST # Link |

  27. escreveu:

    A 6 meses descobri que tenho um nodulo na tireoide e mede 4,0 cm.Fiquei muito curiosa em saber que a punção-biopcia deu o seguinte resultado..."Os esfregaços examinados são constituidospor grande quantidade de coloide e alguns histocitos espumosos. Vê-se raras celulas foliculares isomorficas e atroficas, além de hemacias"

    Gostaria de saber o q significa isso...pois não estou confiando no resultdo de minha medica!

    Muito obrigado..me ajude por favor!

    Meu nome é Aline e tenho 18 anos!

    default user icon ‒ quinta, 26 fevereiro 2009, 21:54 BRT # Link |

  28. escreveu:

     

     Meu nome é Kenia

    Descobri em um esame que estou com um nódulo na tireóide, foi constatado um nódulo hipoecogênico, heterogêneo, com calcificações, localizado no istmo, transição com lobo esquerdo. O que significa isso? Não confio inteiramente no médico que me atendeu, alguém pode me ajudar?

    Aguardo retorno

    Obrigado

    default user icon ‒ sexta, 27 fevereiro 2009, 14:55 BRT # Link |

  29. Visitante escreveu:

    fiz uma pregunta e ate hoje nao foi respondida  a pergunta de numero 10 por favor responda obrigado

    default user iconVisitante ‒ sábado, 28 fevereiro 2009, 14:58 BRT # Link |

  30. escreveu:

    Atraves de uma ultrassom fiquei sabendo que tenho um nódulos hipoecogenico heterogenio com contornos imprecisos medindo 1 cm e um cisteo de 4mm na tireoide. Gostaria de saber é necessario um investigação sobre a impotese de malignidade ou benignidade.

    Luciana Olivera

    default user icon ‒ domingo, 08 março 2009, 08:13 BRT # Link |

  31. escreveu:

    boa noite , eu me chamo maria gorete tenho 45 anos,realizei um exame de usg,para guiar paaf de nódulo heterogenio com cistico no lte com cerca de 16x19mm...depois realizei a  punção biopsia aspirativa ,que deu o seguinte;coloração hematoxilina  -eosina e mgg.

    fundo dos esfregaços hemorragicos  celularidade.escassa  ,os esfregaços revelam acúmulos de coloide fino,macrofagos fagocitando pigmento  de hemossidernia e linfócitos esparsos  além de hemáciais.

    a conclusão foi ..... citologia indicativa de nódulo colóide cístico ..

    até o retorno ao médico estou muito ansiosa por favor eu gostaria que a senhora me respondesse o mais rápido possivel .....desde já sou muito grata  .

    são paulo 10 de março de 2009

    default user icon ‒ terça, 10 março 2009, 19:04 BRT # Link |

  32. escreveu:

    Ola Dra,

    Tenho 31 anos. Estou com dois cistos na tireoide e o meu Dr. sugeriu a retirada dos cistos para biopsia, e se for o caso, a retirada total da tireoide. Porem, como no passado ja tive problemas de hipotireoidismo, ele sugeriu que eu deveria retirar logo a tireoide toda. Gostaria de saber como e a vida sem tireoide e se a ausencia dela traria consequencias como problemas para engravidar.  

    Obrigada , Liana Florencio 

     

    default user icon ‒ quinta, 12 março 2009, 21:40 BRT # Link |

  33. luciana escreveu:

    Meu nome é Luciana tenho 37 anos fiz a cirurgia da retirada total da tiréóide em julho de 2008, já que eu estava com nódulos, e um dos lados (direito) das cordas vocais ficou paralisado após a cirurgia, iniciei um acompanhamento com uma fonoaudióloga e melhorei um pouco, mas hoje quase um ano após a cirurgia não vou mas nas sessões, fiz a uma semana exames de controle mensal de TSH dentre outros e deu 12, a endocrinologista aumentou a dose do LEVOID era de 150mg agora é de 175 mg, gostaria de saber como fica a produção dos hormônios após a retirada total da tiréoide? Fiz a biopsia e o resultado foi benigno.

     

    Desde já agradeço Drª.

    default user iconluciana ‒ sábado, 21 março 2009, 14:53 BRT # Link |

  34. escreveu:

    ola Dotora, Anete, estou muito preocupa pois recentimente fiz um ezame de ecografia da tiroide e foram encontrados dois nodolo,dis que : musculos pré-tiroidiano: de textura homogênia e sem alterações acústicas.

    carótidas:  com calibre e pulsatibilidades normais, paredes ecogênica, lisas e conteudo anecóicos.

    tiroide:tópica de dimensões e contornos preservados, textura heterogênea difusa, observando dois pequenos nódulos cisticos medindo 0,7 e 0,4 o maior com conteúdo misto.

    lobo direito: long:4,40xA.P ; 1,30 x Transv: 130cm. volume: 3,87 cm3.

    lobo esquerdo : long: 4,70 x A.P: 1,30 x Transv: 1,30cm. volume: 4,13 cm3

    volume total da tiroide: 8,00 cm3 (valor de referencia p/ Aduto; 8,4 a 14,6 cm3)

    Hipotese diagnostica: tiroide difusa com dois pequenos nódulos no lobo direito. Gostaria que me explica-se pois não entendo nada e estou preocupada por favor me eclarece é perigoso? obrigada fique com Deus.

    default user icon ‒ segunda, 23 março 2009, 17:36 BRT # Link |

  35. escreveu:

    Olá meu nome é flavia tenho 24 anos.

    Aos 8 anos de idade minha mãe desconbriu que tenho a tireoide muito lenta.

    deste então tomo pluran t4 50 ...a Dois anos atrás fiz uma ultrasson e na minha tireoide tinha um nodulo,minha endocrinologista logou que não era nada de mais,que era normal,a um ano atrás fiz outra ultrassom,e deu um cisto dentro do nodulo da tireoide,falei com minha medica que eu queria operar ela falou que não era o caso.

    Agora a 3 semanas atrás fiz outra ultrassom e punção aspira com agulha fina o meu medico falou que eu estava com cancer....procurei outro médico ele folou que era maligno,procurei outro e ele me falou que era benigno.....

    procurei outro ele falou que não se sabe se é cancer ou não,pois na punção não deu pra saber se era ou não.....ele me encaminhou pra o cirurgião cabeça e pescoço, falou que só assim vai saber se é cancer ou não......

    procurei um cirurgião levei todos os exames ele falou que eu preciso operar mesmo ,pq não dar pra saber se é......

    o caroso,ou cisto,ou cancer não sei o que é tem 1,5 cm....

    ele falou que era muito pequeno,não precisava retirar agora,mais eu tenho que retirar.

     

     

    a minha dúvida é retiro agora ou deixar pra depois......

    estou com medo....

    obrigada

     

    default user icon ‒ terça, 24 março 2009, 18:24 BRT # Link |

  36. suelen (suelen.) escreveu:

    Bom dia, meu nome é Suelen tenho 25 anos, eu tenho a Hipotireoidismo,e não engordo meu peso normal e 55 a 56 kg e estou pesando 46,8kg.descobri que estava com tiroide na minha gravidez tive que tomar hormonio (sintroidy)começei c/25g e parei no 75g. apos ter o bebê parei com o tratamento.minha filha esta com 1 ano e voltei a farzer o tratamento agora estou com 1 nodulo medindo 2 cm. Se a minha é Hipotireoidismo porque eu não engordo so estou emagrecendo cada vez mais.

    Aguardo respostas.Obrigada.

    default user iconsuelen (suelen.) ‒ quarta, 25 março 2009, 09:27 BRT # Link |

  37. escreveu:

    oi minha mãe está com nódulos na tireoide, ela fez um exame de macroscopia e deu um quadro citológico compatível com bóciocom hiperplasia folicular e focos de transformção oxifílica, gostaria muito de saber o que significam essas coisas. obrigado

    tamara

    default user icon ‒ quarta, 25 março 2009, 11:45 BRT # Link |

  38. escreveu:

    oi ,boa noite ! meu nome é elisangela e minha mãe foi ao medico e descobrio que esta com um nodulo solido com sinais de classificação no lombo direito estou preocupada pois gostaria de saber se é grave e se tem cura por favor me responda o mais rapido possivel

    default user icon ‒ quinta, 26 março 2009, 21:00 BRT # Link |

  39. janjaalmeida@ escreveu:

    oi novamente,dra Anete a minha mãe tem 42 anos e tem no lombo direito 5,6

    vezes 1,4vezes1,5cm.exeto por apresentar imagem ovalada,solida hipoeoica,com area ecogênica,contornos regulares,medindo 0,9vezes0,8vezes0,8(vol de 0,36cm cubco ),situada no terço superior.

    bem doutora quero que você me ajude a descobrir se é grave obrigada espero a resposta Elisangela 

    default user iconjanjaalmeida@ ‒ quinta, 26 março 2009, 21:11 BRT # Link |

  40. Visitante escreveu:

    O exame da minha tia deu o seguinte resultado.

    Microscopia - Proliferação folicular hipercelular, rica em

    colóide e sem atipias.

    Comclusão: O quadro citológico é compatível com o bócio colóide.

    O que significa isso ???

    Por favor me ajudem. Obrigada!

    default user iconVisitante ‒ sexta, 27 março 2009, 20:16 BRT # Link |

  41. escreveu:

    boa noite, drª. tenho nodulos na tireoide a 2 anos, é benigno. gostaria de saber se posso engravidar.

    default user icon ‒ quarta, 01 abril 2009, 00:55 BRT # Link |

  42. escreveu:

    OLÁ

    CHAMO ME SANDRA MORO EM BRAGA PORTUGAL.

    CERCA DE UM ANO FOI DETECTADO VÁRIOS NODULOS NA TIROIDE O MAIOR NO LOBO ESQUERDO COM 7MM, PASSADO 6 MESES FIZ NOVA ECOGRAFIA E JÁ ESTAVA COM 15MM DEPOIS FIZ UMA BIOPSIA DE RESULTADO NODULO COLOIDE ENTRETANTO PASSADO 6 MESES FIZ NOVA ECOGRAFIA E O NODULO JA TEM 21MM E A BIOPSIA DEU DE RESULTADO CELULAS FOLICULARES E EM MACROFOLICULOS EM MEIO DA COLOIDE E NUMEROSAS MACROFAGOS. GOSTARIA QUE ME DISSEM SEM SE É PRECISO SER OPERADA COM ESTE DIAGONOSTICO.

    OBRIGADA

    default user icon ‒ sexta, 17 abril 2009, 18:26 BRT # Link |

  43. Norma escreveu:

    Cara Dra,

    Fiz uma ultrasobnografia de coluna cervical que deu o seguinte resultado:

    Pele e camada subcutânea ecograficamente sem alterações.

    Planos musculares de aspecto fibrilar caracteristico. Grandes vasos do pescoço sem anormalidades.

    Tireóide tópica, móvel à deglutição, de tamanho normal, contornos irreegulares, textura ecográfica heterogênea, apresentando quatro imagens nodulares sólidas, hipoecóicas, tres localizadas em lobo direito, medindo 1,4cm, 1,1cm e 0,9cm, a maior com calcificações internas, e uma localizada em istmo, medindo 1,2cm.

    DIMENSÕES:

    Lobo direito: 4,6 x 1,4cm x 2,1cm(vol= 7,2cm cúbicos)

    Lobo esquerdo: 5,2cm x 1,2cm x 1,5cm (vol=4,9cm cúbicos)

    Istmo: 2,3cm x 1,8cm x 0,3cm(vol=0,7cm cúb.)

    Volume total: 12,8cm cúbicos

    - Não há evidência de linfonodomegalias cervicais atípicas.

    ...Gostaria então, de saber tudo à respeito.

    O que a Sra. achou deste resultado? Aguardo sua resposta o mais rápido possível  por favor!

    Muito grata,

    Norma Alves

    default user iconNorma ‒ quarta, 22 abril 2009, 20:15 BRT # Link |

  44. Visitante escreveu:

    meu filho tem um nodulo no pescoço a tres anos fiz exames de toxoplasmose e monunocleose e deu não reagente mas o nodulo não sumiu estou preocup o que devo fazerada

    default user iconVisitante ‒ sexta, 24 abril 2009, 17:34 BRT # Link |

  45. josysantos_ escreveu:

    fui ao endocrino e ele pediu os exames de laboratório nele deu que meu t3 deu um valor de 50,20 o meu t4l deu valor de 0,34 e o meu tsh deu valor de 111,00 o que significa e o que deve fazer?

    default user iconjosysantos_ ‒ sexta, 24 abril 2009, 20:42 BRT # Link |

  46. Jeovani jq. escreveu:

     Jeovani, escreveu:

    Tenho um nódulo na tireoide no lado esquerdo hipoecogenico com contorno regular medindo no maior diametro 2.5cm, foi o que a ultrassom constatou. Enquanto que o exame de laboratório deu amostra insuficiente. O que devo fazer???   Preciso de uma ajuda urgente.

                 Muita grata.

    default user iconJeovani jq. ‒ sábado, 25 abril 2009, 18:23 BRT # Link |

  47. escreveu:

    retirei um linfono reacional por hiperplasia linfocítica...o que  é isso? esse foi o resultado da biopsia que ainda dizia que o linfonodo era pericapsular

     

    default user icon ‒ segunda, 27 abril 2009, 12:03 BRT # Link |

  48. Visitante escreveu:

    ops, o texto de cima é meu: Andréia

    default user iconVisitante ‒ segunda, 27 abril 2009, 12:04 BRT # Link |

  49. l. escreveu:

    Ola Dra!!!a um mes meu hindogrino encontrou um caroço no meu pescoço, pediu um ultrasson com aplle. No exame contou um nodulo de 1,7cm, evarius cistos varios tamanhos.E q a tireoide esta aumentada em 89%. Gostaria de saber se é caso de cirurgia, por q no exame diz q o nodolo é sugestivamente benigno. Por favor Dra me responda estou muito anciosa, por q minha mãe teve um nodulo tbm na tireoide, benigno e teve q operar.... Muito obrigado pela atenção. Tenho 31 anos e um filho de 5 anos!                    

    Liziane   27-04-09 São Jasé dos Campos SP

    default user iconl. ‒ terça, 28 abril 2009, 00:56 BRT # Link |

  50. c. escreveu:

    Por favor...

    É a segunda vez que entro neste blog e não sei como ver as respostas.Já enviei minha pergunta e não obtive resposta.

    Tenho nodulos na toiroide e Já fiz a biópsia e o resultado sai por volta de 22 de maio.

    Alguem responda aqui como saber isso por favor?

    Por favor, me digam como entender o funcionamento deste blog? c.norma@globo.com

    grata,

    norma

    default user iconc. ‒ quarta, 06 maio 2009, 16:40 BRT # Link |

  51. Ewout ter Haar escreveu:

    Cara norma, a Dra. Anete não responde a maioria dos comentários feito no blog dela, veja http://stoa.usp.br/aneteha/weblog/43442.html onde ela fala: 

    De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico dar consulta, diagnóstico ou prescrição por intermédio da internet ou de qualquer outro veículo de comunicação de massa.

    Concordo plenamente com o CREMESP quando pontua que “a informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico”.

    Assim, peço a sua compreensão por não responder individualmente a muitos comentários e e-mails que recebo pelo STOA. Mas seus comentários e e-mails são muito importantes para mim, e espero continuar a recebê-los, pois me ajudam a direcionar o blog.

     

    Ewout ter HaarEwout ter Haar ‒ quarta, 06 maio 2009, 17:47 BRT # Link |

  52. escreveu:

    Boa noite, meui nome é Ane, tenho 50 anos, estou há mais de 02 horas na internet procurando resposta para o resultado do meu exame citopatologico PAAF - Tireóide, peguei o resultado hoje e não consigo esperar até sexta feira para entender o resultado. Por favor me ajude a interpretar:

     conclusão: "Achados Ctológicos com rarascélula foicules sem atipias linfócitos, neutrófilos e hemácias"

    Material Hemorrágico e Escasso 

     NOTA: Sugere-se correlação com exames de imagem para avaliar a necessidade de repetição da punção.

    Obrigada. 

     

    default user icon ‒ quarta, 20 maio 2009, 20:50 BRT # Link |

  53. escreveu:

    Boa noite, meu nome é Ane, tenho 50 anos, estou há mais de 02 horas na internet procurando resposta para o resultado do meu exame citopatologico PAAF - Tireóide, peguei o resultado hoje e não consigo esperar até sexta feira para entender o resultado. Por favor me ajude a interpretar:

     conclusão: "Achados Citológicos com raras células foilculares sem atipias linfócitos, neutrófilos e hemácias"

    Material Hemorrágico e Escasso 

     NOTA: Sugere-se correlação com exames de imagem para avaliar a necessidade de repetição da punção.

    Obrigada. 

    default user icon ‒ quarta, 20 maio 2009, 20:54 BRT # Link |

  54. tania escreveu:

    ola descobri agora q tenho problemas de tiróide, alem disso começei a engordar imenso, ha alguma coisa que possa fazer para perder peso? ajude-me por favor.

     

    Abraço

    Tania

    default user icontania ‒ quarta, 27 maio 2009, 11:53 BRT # Link |

  55. Mari (mari_s_ escreveu:

    Eu também estou com um nódulo no istmo com 1 cm mais dois que sempre estão inflamados e crescem. Tem dia que está pequeno tem dia que está maior, aumenta de tamanho constantemente, o nódulo em vcs também ocorre isso? Meu médico de cabeça e pescoço disse que a melhor alternativa é a retirada, pois segundo ele a mesma quando pára de funcionar não tem mais utilidade, somente para gerar doenças por isso recomendou a retirada. E segundo ele não indica a punçao pois de qualquer forma vai ter q retirar mesmo.Apartir do momento que tem nódulo a indicação é a retirada da mesma, então não vi necessidade de fazer punção, para que sofrer duas vezes.

    Sou muito medrosa, nunca tive nem dor de cabeça, sempre fui super saudável, e hoje mediante estes nódulos na tireóide fico apreensiva o tempo todo pois tenho uma filha pequena e fico com muito medo, apesar do médico dizer que é comum nódulo em tireóide.

    Gostaria que pessoas que já fizeram cirurgia da tireóide participassem deste fórum para que possa encorajar aqueles que t~eem medo como eu.

    A paz esteja com todos vocês!!! 

    default user iconMari (mari_s_ ‒ quinta, 28 maio 2009, 13:08 BRT # Link |

  56. escreveu:

    VANIA.

    BOA TARDE.EU A POUCO TEMPO COMESEI A ANDAR COM UNS SINTOMAS UM POUCO ANORMAIS E INCOMUDOS PORQUE AO ENGOLIR DAME A SENSAÇAO QUE ME VOU ENGASGAR E FICOU ENTALADA NA QUAL TAMBEM TENHO ANDADO A ARRUTAR MUITO.FUI AO MEDICO A MAIS O MENOS 1 MES E ELE MANDOU-ME FAZER UMAS ANALICES E UMA ECOGRAFIA A TIROIDE NA QUAL FOI DETETADO UM NODULO DE 1,3 cm QUE ESTA EM POSIÇAO PRUFUNDO AS ANALISES NAO ESTAO FORA DO NORMAL.MAL TIVE O RESULTADO DOS EXAMES FUI LEVALOS A UM MEDICO QUE ME DISSE QUE SE FOSSE A ELE NAO FAZIA NADA DURANTE 6 MESES PARA VER SE O NODULO VAI AUMENTAR E DISSE-ME QUE OS SINTOMAS QUE EU TENHO QUE ME INCOMODA MUITO E ME METE MUITO MEDO NAO TEM NADA A VER COM O NODULO DIS  QUE SO PODE SER ANSIEDADE E SISTEMA NERVOSO.O MEU MEDO É QUE DAQUI A 6 MESES TENHA QUE SER OPERADA E EU QUERIA ENGRAVIDAR AGORA EM BREVE E NAO SEI SE POSSO.SERA QUE ALGUEM ME PODE DAR UMA OPENIAO SE PODEREI ENGRAVIDAR NESTA SITUAÇAO?PORFAVOR ALGUEM ME DEIA UMA DICA.OBRIGADA

    default user icon ‒ segunda, 01 junho 2009, 12:21 BRT # Link |

  57. escreveu:

    OI tenho 40 anos e me chamo valquiria gostaria de saber fiz um exame de ultrasson e deu um cisto ai o medico pediu o PAFF fiz deu 2 nodulos solidos pequeno no lobo esquerdo agora este especialista de cabeça e pescoço quer tirar ja ate marquei a cirurgia e fui mas deu um erro nos horariso do medico e hospital fui pelo ospital cheguei atrazada e nao foi feita agora estou com medo sera que realmente nao tem jeito de remedios e sim so cirurgia meu papo cresce e me incomoda e todos pergunta e ja estou ficando com vergonha o q faço tenho medo da anestesias e depois o q pode aconter depois da cirurgia sera que volto a falar ou nao tenho medo pois o medico me disse que se ele errar ficaria sem falar mas nao é q vai a contecer ai fiquei com isto na cabeça acho que errou em dizer isto agora fiquei com medo me ajude por favor aguardo resposta mas breve possivel amanha dia 02 passarei com ele de novo e ele ira marcar a cirurgia obrigada 

    default user icon ‒ segunda, 01 junho 2009, 19:59 BRT # Link |

  58. escreveu:

    Olá. descobri que tenho um nodulo de 2,2cm no lado esquerdo da terioide, e varios cistos do lado direito. Apesar da terioide noa estar aumentada e dos hormonios estarem ok, o medico me disse que a indicação no meu caso seria cirurgica pelo tamanho do nódulo. Gostaria de saber se isso procede, pois acho que primeiro ele deveria fazer um acompanhamentopor algum tempo prá ver se esse nodulo cresce ou nao para depois entrar com um procedimento tao invasivo como este, e me fazer tomar remedio pro resto da minha vida, sendo que ela funciona bem. Estou confusa . Aguardo um retorno. grata. Regina

    default user icon ‒ terça, 09 junho 2009, 14:27 BRT # Link |

  59. regina.a. escreveu:

    fiz uma punçao e descobri que meu nodulo e tireoide linfocitaria

    o quer dizer isso?

    s

    egundo minha medica nao e maligno

    grata

     

    regina

    default user iconregina.a. ‒ terça, 16 junho 2009, 21:24 BRT # Link |

  60. neiasantos_ escreveu:

    minha mãe tem tireoede...fez várias punçoes  ..até que na ultima deu certo..no resultado  veio assim:a analise microscópica dos esfregaços revelou abundante substancia de fundo sero-hemático e colodial,caracterizada por material eosinofilo,notando-se de permeio esparsos macrofagos,alguns deles multinucleados...nao foi observado elemento epitelial........o que isso quer dizer???????

    default user iconneiasantos_ ‒ domingo, 28 junho 2009, 13:56 BRT # Link |

  61. visitante escreveu:

    Pergunto: Para que fazer indagações  a Dra. supracitada se não temos res postas? Só é para encher o blog e consequentemente aumentar  o número de visitantes?Estou numa  grade de  opções para tentar resolver se faço ou não a cirurgia a  médica colocou pra mim a responsabilidade  da decisão tenho um nodulo benigno no lobo esquerdo nodulo dominante "quente" faço uso de Tapazol alternadamente,pois o TSH dá sempre baixo isto quer dizer, hipertireoidismo sub-clinico.Faço  a dosagem de iodo radioativo/FAÇO A ALCOOLIZAÇÃO?cONTINUO A FAZER O ACOMPANHAMENTO como comecei a11anos atras ou faço a cirurgia?

    default user iconvisitante ‒ domingo, 05 julho 2009, 22:39 BRT # Link |

  62. Anete Hannud Abdo escreveu:

    Em resposta ao visitante de 5 de julho de 2009:

    Caro visitante

    Seria irresponsabilidade minha recomendar qualquer tratamento, muito menos uma opção por cirurgia, através de dados fornecidos pela internet. Sugiro a você conversar mais demoradamente com o médico que a está acompanhando, para que juntos cheguem à conclusão de qual a melhor terapia para seu caso.

    Veja também meu post de 2 de março de 2009 sobre CONSULTAS MÉDICAS E ORIENTAÇÕES EM SAÚDE PELA INTERNET.

    Atenciosamente

    Anete

    Anete Hannud AbdoAnete Hannud Abdo ‒ segunda, 06 julho 2009, 10:25 BRT # Link |

  63. EVERALDO (smtt.) escreveu:

    TENHO 04 NÓDULOS NA TIREÓIDE E O RESULTADO APRESENTADO NA PULSÃO FOI: MICROSCOPIA: LD - MATERIAL CONSTITUÍDO EXCLUSIVAMENTE POR HEMÁCIAS ÍNTEGRAS E LISADAS, CONTENDO ESPARSOS LEUCÓCITOS DE PERMEIO, ALÉM DE OUTROS ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE. AUSÊNCIA DE CÉLULAS EPITELIAIS. COLÓIDE NÃO REPRESENTADO. LE - MATERIAL CONSTITUÍDO EXCLUSIVAMENTE POR HEMÁCIAS ÍNTEGRAS E LISADAS, CONTENDO ESPARSOS LEUCÓCITOS DE PERMEIO, ALÉM DE OUTROS ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE. AUSÊNCIA DE CÉLULAS EPITELIAIS. COLÓIDE NÃO REPRESENTADO. CONCLUSÃO: LD - MATERIAL HEMORRÁGICO; LE - MATERIAL HEMORRÁGICO; MINHA PRÓXIMA CONSULTA É DIA 12/08 E ATÉ LÁ NÃO FICAREI TRANQUILO. FAVOR O QUE SIGNIFICA O RESULTADO.

    default user iconEVERALDO (smtt.) ‒ quinta, 06 agosto 2009, 16:48 BRT # Link |

  64. su.s. escreveu:

    ha cerca de uma semana descobri que tenho um nodulo no lobo esquerdo da pará-tireoide medindo 1,0 x 0,7 isto e grave estou preocupada mande por favor alguns detalhes sobre este assunto ele pode causar crecimento de pelos na região do queicho ficarei grata se me responderem.

    default user iconsu.s. ‒ quinta, 13 agosto 2009, 17:42 BRT # Link |

  65. (OSMAR BLANCO) osmar. escreveu:

    Dra Anete Hannud Abdo:

    minha mae tem 69 anos e realizou ultrasson de tireóide que apresentou o seguinte resultado:

    Exame realizado com transdutor linear nas frequencias de 9 a 12 MHZ.

    Glandula tireóide tópica, com dimensões acentuadamente aumentadas, contornos abaulados, cin ecotextura difusamente heterogênea, exibindo área de aspecto algo ovalares difusas, não definindo nódulos circunscritos nitidiamente, associando-se ainda, pequenas imagens cisticas simples esparsas.

    Não há microcalcificações suspeitas associadas.

    Região ístmica com caracteristicas semelhantes ao restante da glândula e com dimensões aumentadas.

    Vasos cervicais pérvios na regão estudada, porém deslocados pósero-lateralmente devido à grandes dimensões da glandula tireóide.

    Ausência de infonodomegalias cervicais.

    Medidas dos lobos tireoideanos:

    Lobo D  61,7mm / AP 36,4 / Trsv 38,7 / Vol. 45,5

    Lado E  73,9mm / AP 42,1 / Trsv 40,3 / Vol. 65,6

    CONCLUSÃO: "Ultrasonografia da Tireóide Evidencia:

    "GLÂNDULA COM DIMENSÕES ACENTUADAMENTE AUMENTADAS, COM ECOTEXTURA DIFUSAMENTE HETEROGÊNEA, COM ASPECTO ALGO NODULAR DIFUSO, SEM DEFINIÇÃO SIGNIFICATIVA DE NÓDULOS HIPOECOGÊNICOS, DEVENDO CORRESPONDE A BÓCIO MULTINODULAR DIFUSO."

     

    Pergunto:

    Seria possível fazer um diagnóstico só para nos orientar?

    vale ressaltar que minha mae sempre teve problemas de tireóide, inclusive já era pra ter operado a mais de 30 anos, mas depois de seguir até o hospital para cirurgia, apenas foi aplicado o Iodo e voltou pra casa...

    Agora já passado todo esse tempo, ele reclama de um pouco de dor foi onde o medico geriatra pediu a ultrasson e nos encaminhou a um Endoclino...

    até + / abçs

    obrigado pela atenção

    Osmar Blanco Lopes

    SERTANEJA - PR

    email: osmar.contabil@brturbo.com.br

     

     

     

    default user icon(OSMAR BLANCO) osmar. ‒ segunda, 17 agosto 2009, 09:01 BRT # Link |

  66. Visitante escreveu:

    fiz uma pergunta no dia 15/11/2008 e ate hoje nao tem resposta. quando,perguntamos estamos anciosos por resposta por favor atualizem o site

    default user iconVisitante ‒ terça, 18 agosto 2009, 10:07 BRT # Link |

  67. Renata Santos. escreveu:

     estou com nodulos na tireoide, no momento me encontro desempregada.gostaria de saber se alguem poderia me indicar um hospital publico onde eu pudesse arranjar um examew de paff de graça.agradeço desde ja .

    default user iconRenata Santos. ‒ quarta, 02 setembro 2009, 18:55 BRT # Link |

  68. nadianara tadio_ escreveu:

    olá, que Deus nos abençoe, meu nome é Nadia tenho 22 anos tenho hipertireoidismo há 8 meses há 2 descobri 2 nodulos do lado direito  um de 8mm e outro de 3 mm dentro desse de 3mm há um quisto sinto muitas dores no pescoço, nos musculos, e tremo bastante, tenho muita fraqueza! estou fazendo exames para saber mais sobre os nodulos, mais seja lá ele pequeno ou grande tem que ser tratado quanto menor melhor, vi os comentarios e não gostei nada do que vi! toda doença tem que ser tratada com muita seriedade. dizem que tireoide não mata mais ela deixa varias sequelas eu não  enxergo mais direito, e tbem não consigo trabalhar devido a fraqueza! não posso ter nervoso que tenho taqucardia passo muito mal e vou parar no hospital e até agora não conssegui a cirurgia Gente vamos acordar a cirurgia é um direito nosso. não é os medicos que tem que dizer a hora de fazer a cirurgia não somos nós. nós sabemos até onde aguentamos até onde sei tireoide tem cura. exija do seu medico a cirugia é de graça pelo sus.  é melhor ficar livre dessa doença fazendo a cirurgia do que ficar esperando os nodulos crescerem e se complicarem.                                     aki quero deixar um recado para todos akeles que assim igual eu sofrem desse mal!   Deus é melhor medico. ele é medico dos médicos é pai e não padastro confia em Deus conta p/ ele onde é a sua dor ele quer ouvir da sua boca onde doi!  diga p/ ele que vc o ama e confia nele! entrga seus problemas na maos do senhor é logico que vc não vai ficar deitado esperando cair do ceu, ele diz FAÇA SUA PARTE QUE EU TE AJUDAREI, ele abrirá portas por que só o senhor é Deus e quando vc diz AH SENHOR NÃO TENHO MAIS FORÇAS  ele vem e te diz VINDE A MIM TODOS OS CANSADOS E OPRIMIDOS QUE LHES DAREI CONSOLO!  as vezes sofremos por ser tão egoistas só lembramos de pedir e esquecemos de agradecer. assim como vc ama seu filho o pai celestial tbem te ama. se errou proucure acertar e não deixa que o inimigo venha te confrontar diga assim TUDO EU POSSO NAKELE QUE ME FORTALECE. e vc verá a gloria do senhor na sua vida!           boa sorte ........     e não esqueça assim como eu exija sua cirurgia!

    default user iconnadianara tadio_ ‒ quinta, 24 setembro 2009, 12:54 BRT # Link |

  69. escreveu:

    minha mãe tem 71 anos e, num exame de rotina, foram diagnosticados 02 nodulos na tireóide. Fez a punção bipsia e o resultado paresentou a seguinte conclusão: COMPATÍVEL COM NÓDULO DE PADRÃO FOLICULAR. Isso é cancer?

    default user icon ‒ terça, 13 outubro 2009, 10:41 BRT # Link |

  70. Renata escreveu:

    Olá,tenho dois nódulos na tireoide,já fiz o exame e deu benigno,mas o médico recomendou tirar,mas sem pressa,disse que pode continuar crescendo ,tenho muito medo de cirurgia,será que posso ficar com eles ?

    default user iconRenata ‒ quarta, 14 outubro 2009, 10:49 BRT # Link |

  71. li. escreveu:

    Percebo que está 'enchendo lingüiça...',  este blog. É natural que as pessoas queiram 'conversar' com alguém quando tê um problema e muitas dúvidas para resolvê-lo. Parece-me que neste local o que está acontecendo é coleta de material para  pesquisa, me desculpem  se a intenção desta médica realmente for boa  ao disponibilizar um canal para lamúrias.

    Procurar auxílio médico junto ao profissional capacitado e habilitado é a melhor solução, foi o que eu fiz!

    default user iconli. ‒ sábado, 17 outubro 2009, 13:27 BRT # Link |

  72. r- escreveu:

    oi meu nome é Rosimária e tenho 19 anos, a minha glandula tireoide cresceu e tive que fazer cirugia e tirei a glandula da tireoide, mas o meu medico não mim pediu pra mim ficar tomando remédio diariamente não, depois da cirugia tomei 60 comprimidos e depois não tomei mais pedido do medico e nem tive retorno por que meu medico não mim pediu o retorno. e agora eu tenho uma duvida se eu tirei a glandula tieroide, eu precisava tomar remedio para repor os hormonios que a tireoide liberava? pq eu estudei mais sobre a tireoide e fiquei sem entender esse aspecto dos hormonios. já tem 1 ano que fiz a cirugia.

    Rosimária.

    default user iconr- ‒ quarta, 21 outubro 2009, 16:09 BRST # Link |

  73. escreveu:

    Minha filha, 27 anos, fez biopsia de nódulos na tireóide (um de cada lado - medindo entre 1,5 a 2.0) peço sua ajuda para nos acalmar, pois o retorno ao médio é só 12 de novembro.o resultado foi:

    - quadro citológico de tireoidite crônica linfocitária e bócio colóide

    - linfócitos maduros com fundo hemorrágico com colóide

    - células foliculares e hurthle com leve pleomorcismo nuclear isolado

    - negativo para células neoplásicas 

    default user icon ‒ quarta, 21 outubro 2009, 16:26 BRST # Link |

  74. escreveu:

    Tenho 4 nódulos na tireóide, fiz punção e deu bócio colóide adenomatoso. Fui a um médico que me indicou tomar 50mg de Synthroid, e fui a outro que disse que esse concito é antigo e que não preciso tomar remédio. Meu t3 e t4 é normal. O que devo fazer? Obrigada.

     

    Patrícia.

    default user icon ‒ quinta, 29 outubro 2009, 19:40 BRST # Link |

  75. renataresende_ escreveu:

    Meu nome é Renata,fiz um exame de ultrassonografia cervical completa em meu filho de 10 anos e no laudo dizia PRESENÇA DE IMAGENS NODULARES HIPOECÓICAS,LOCALIZADAS AO LONGO DA CADEIAS CERVICAIS,MEDINDO 08X08MM,09X10MM E 03X03MM(LINFONODOS,ENTRE OUTRAS CAUSAS).Me ajudam estou desesperada.Obrigada!

    default user iconrenataresende_ ‒ quarta, 11 novembro 2009, 14:20 BRST # Link |

  76. escreveu:

    Ao fazer a pulsão na tireóide, existe alguma consequência ou efeitos colaterias?

    default user icon ‒ quarta, 11 novembro 2009, 23:34 BRST # Link |

  77. roberta (denuzia.) escreveu:

    meu nome e roberta

     

    ola dra tem  dois nodulos fi\ a punçao e o resultado foi quadro citologico e sugestivo de bocio coloide com degeneraçao cistica e hemorragia recente o que significa

     obrigada

     

    default user iconroberta (denuzia.) ‒ terça, 17 novembro 2009, 19:49 BRST # Link |

  78. jozi- escreveu:

    fiz uma ultra e fiquei sabendo que tenho nodulos na tireóide, sendo que o maior nodulo no lobo direito mede 1.5x1.0cm e o maior nodulo no lobo esquerdo mede 1.4x0.8cm, isso é caso para cirurgia? aguardo resposta

    default user iconjozi- ‒ quinta, 19 novembro 2009, 21:04 BRST # Link |

  79. escreveu:

    Boa tarde Dra.

     

    Tenho 34 anos e há um ano e meio decobri um nódulo na tireóide.Fiz os exames que não indicaram nenhuma alterção nas taxas t3 e t4 e tsh,mas meu médico me receitou puran t4.

    O nódulo diminuiu bastante,porém quando tento parar de tomar o puran t4 de 25 mcg minha menstruação fica suspensa.

    Agora quero engravidar mas não estou conseguindo.Esse medicamento pode estar interferindo?Vou poder parar de tomar algum dia?

    Minhas taxas continuam normais.

    Aguardo uma resposta.

     

    Muito obrigada

    Ana Paula

    default user icon ‒ sexta, 20 novembro 2009, 12:21 BRST # Link |

  80. adriana. escreveu:

    Bom dia,

    Passei por uma tireoidectomia (retirada da tireóide) pois tive bócio e um nódulo de carcinoma papilífero. Logo após a cirurgia, fiz a suspensão do hormônio por 40 dias, para executar a Radioiodoterapia que foi em junho de 2009.

    Agora, passados quase 6 meses, me sinto muito bem, reponho o hormonio com o Sinthroyd 175 mg, e faço os exames de rotina para acompanhamento. No entanto, realizei um ultrasom de cervical, que apresentou Linfonodos cervicais.

    Estou apreensiva, pois me sinto bem, apesar de sentir a garganta inchada, acredito que ainda seja resultado da radioiodoterapia. Gostaria de saber sua opinião sobre o diagnóstico de Linfonodo cervical, sendo que o laboratório coloca uma outra observação abaixo dizendo: Os achados de imagem acima descritos deverão ser analisados em conjunto com os dados clínicos laboratoriais e eventuais exames propedêuticos adicionais.

    Por favor, me ajude, tenho uma filhinha de 8 anos e gostaria muito de ter saúde para encaminhá-la na vida!

    Quem tiver alguma dica ou conselho agradeceria imensamente.

    Tenho fé que um dia todas as pessoas conseguirão diagnosticar mais rapidamente seus problemas de tireóide e esse drama terminará!

     

    Um abraço a todos.

    Adriana Bergamo

     

    default user iconadriana. ‒ quinta, 26 novembro 2009, 09:12 BRST # Link |

  81. escreveu:

    Boa Tarde!

    Estou fazendo risco cirurgico ,para cirurgia de tireoide o resultado da cintilografia :

    Tireóide tópica assimétrica(LD>LE) dimensões aumentadas as custas do lobo direiro, forma preservada.

    A captação regional deo radiofármaco apresenta-se homogenea no lobo esquerdo, e heterogenea no lobo direito, com nodulo hipocaptante (frio) hipertrofiando os 2/3 inferiores do lobo.

    Conclusão: achados cintilog´raficos sugeres

    Bócio Nodular Atóxico.

    Minha pergunta é a seguinte, sou portadora de DPOC, uso Spiriva e Seretide, pode me dizer , se corro risco cirurgico maior que as pessoas que não tem esse diagnostico, quais, por favor , me explique tudo, se possível , e o quanto antes, obrigada pela atenção, thaís.

    default user icon ‒ sexta, 27 novembro 2009, 12:39 BRST # Link |

  82. ernande. escreveu:

    um amigo efetuou um exame de laboratorio solicitado,e a conculsao foi cisto hemorragico da tireoide, a microscopia, deu o estudo dos esfregacos citologicos 06 revelam aubatANCIA de fundo hematica onde observa numerosas celulas macrofAGICAS fagocitando pigmento de hemossiderina, e agora o que faco?

    default user iconernande. ‒ sexta, 04 dezembro 2009, 10:52 BRST # Link |

  83. sueli escreveu:

    Bom dia

    Me chamo sueli e há um mês atrás num exame de rotina com um clínico geral, ao falar que sentia fortes tonturas ela me indicou uma ultra som da tireóide, o qual mostrou que eu tenho um tumor ovalado sólido medindo 4,4cm. Procurei então um endrocrinologista que ao olhar a ultra som indicou imediatamente uma cirurgia.

    Eu lhe perguntei se nao era preciso fazer antes a punção, e ele falou que não,  que o meu caso  é de cirurgia e que na própia cirurgia se faz a biopsia.

    Por favor, me oriente como devo proceder, e se é assim mesmo como o médico falou.

    Obrigada desde já.

     

     

    default user iconsueli ‒ segunda, 07 dezembro 2009, 11:12 BRST # Link |

  84. visitante 83 ( escreveu:

    sim, esqueci de falar que tenho 45 anos e que o nódulo se encontra do lado direito da tireóide. Não sinto nenhum sintomas, só mt cansaço nas pernas e sou uma pessoa extremamente estressada. Sou professora já há 25 anos.Por favor nao deixe de me responder. Deus te abençõe.

     

    default user iconvisitante 83 ( ‒ segunda, 07 dezembro 2009, 11:21 BRST # Link |

  85. lucelia_ escreveu:

    Bom dia, Meu  nome é Lucélia tive cançer de tireoide e fiz esvaziamento cervical a 03 meses, quando apareceu o 1º sintoma estava grávida de 03 meses e esperei minha filha nascer p/ fazer a cirurgia, agora minha duvida devo levar minha filha para fazer algum exame para saber se ela também tem algum problema? ou é muito cedo para me preocupar com isso? Desde já agradeço.

    ATT. Lucélia

    default user iconlucelia_ ‒ quinta, 10 dezembro 2009, 12:02 BRST # Link |

  86. Visitante escreveu:

    Sorrisoadorei o texto... fiquei sabendo + ainda sobre tiróide...Riso

    default user iconVisitante ‒ sexta, 11 dezembro 2009, 16:46 BRST # Link |

  87. tereza escreveu:

    bom dia tenho um diagonostico que é :citologico compativel com bócio coloide só que um deles é palpalvel esta localizado no istimo e causa dores que se alastram na lateral esquerda do rosto(ex. os esfregaços são contituidos por celulas etileliais foliculares cubicas sem atipias agrupadas prodominantemente em macrofoliculos em meio a abundante coloide de fundo.)

    o que deve ser feito e o que quer dizer.? desde já agradeço !

    default user icontereza ‒ quinta, 17 dezembro 2009, 11:47 BRST # Link |

  88. odalice. escreveu:

    Oi tenho 45 anos a dois meses descobrir que tenho dois nódulos do lado esquerdo e direito de 1,5 e 2,0cm.Fiz a punção e o diagnóstico foi que não é caso de cirurgia.Estou tomando remédio e voltar com três meses para fazer outra ultrasom.A pergunta é: Vou ter que tomar remédio sempre?

    default user iconodalice. ‒ sexta, 18 dezembro 2009, 22:53 BRST # Link |

  89. regiane(regi_) escreveu:

    persebi a 1mes q estou com um nodulo na minha tireoide ja fiz um ultrason e constatou um nodulo do lado direito medindo0,7cm sera q presizara de cirurgia e isso é um cancer ? estou muito preocupada vou ainda ser avaliada pelo medico vivo chorando com medo de morrer

    default user iconregiane(regi_) ‒ domingo, 17 janeiro 2010, 15:04 BRST # Link |

  90. escreveu:

    Olá,meu nome é Ana paula,tenho 42 anos eao realizar exame a princípio de  rotiana e posteriormente um ultrasom trans-vaginal,e de posse dos resultados,os quais abri,notei alguns dados que me assustaram:

    Exame re alizado em modobidimencional,com equipamento dinâmico de varredura comvexa.

    Bexiga :vazia    Vagina :normal

    Útero:AVF,centrado,piriforme      Contornos:regulares

    Dimensões aprox.:5.1  3.4 2.9cm     Volume:26.1  cm3(n:25 a90cm3)

    Miométrio:apresenta nódulo hipoecogênico em superf. ant. med 1.0cm       .......Eco endometrial:2.5cm  ......ová.dir-cisto;3.2cm par.fina.......ovário esq,não vis...   .hipótese  diag.mioma intramuraluterino;cisto de ovario dir.   ps. meu médico é so 29/01/10   .,.se puder,me envie uma luz.obrigada,Paula

    default user icon ‒ quarta, 20 janeiro 2010, 20:38 BRST # Link |

  91. Visitante escreveu:

    oi meu nome e jéssyy ja z alguns messes  q descobri q tenho tireoide hetereogenea..to meio perdida com tudo isso...

    nao sei se é o caso d fazer cirurgia ou não..fiz uma ultra sonografia

    e o medico disse q ta alta pra minha idade..tenho 22 anos.nao tenho filho..muito triste

    default user iconVisitante ‒ segunda, 22 fevereiro 2010, 15:01 BRT # Link |

  92. escreveu:

    O resultado do meu exame é praticamente  igual ao 63. EVERALDO (smtt.) :

    Tenho 01 nódulo na Tireóide e o resultado na punção foi:

    MICROSCOPIA: LD - MATERIAL CONSTITUÍDO EXCLUSIVAMENTE POR HEMÁCIAS ÍNTEGRAS E LISADAS, CONTENDO ESPARSOS LEUCÓCITOS DE PERMEIO, ALÉM DE OUTROS ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE. AUSÊNCIA DE CÉLULAS EPITELIAIS. COLÓIDE NÃO REPRESENTADO. 

    CONCLUSÃO: PUNÇÃO ASPIRATIVA DA TIREÓIDE: MATERIAL HEMORRÁGICO;

    Minha próxima consulta será somente no dia 24 de março e como não poderia deixar de ser, até lá não há como ficar tranquilo. Por favor, o que significa o resultado?.

    Jaime.

     

    default user icon ‒ terça, 23 fevereiro 2010, 21:29 BRT # Link |

  93. denise. escreveu:

    Venho atraves desta pedir uma orientação, pois estou muito triste com o resultado de meu exame de tiroide. A pedido de minha endocrinologista fiz uma ultra da tiroide, pois ela fez o exame clinico e sentiu a tiroide um pouco alterada.Resultado: fiz a ultra, mas como só terei uma consulta com a endo  mês que vem, resolvi lhe pedir ajuda, pois estou muito preocupada, vou escrever exatamente como sta no exame: Lobo direito direito mede 40,5x14x11mm, apresentado estrutura

    anecoica de limites prescisos medindo 6,4x4,6x3,7mm.Oque significa isso? por favor dra.anete me responda ....obrigada pela atenção Denise

    default user icondenise. ‒ quinta, 25 fevereiro 2010, 21:59 BRT # Link |

  94. Deni (deni_ escreveu:

    Oi, eu gostaria de saber se o nódulo na tiróide da alguma reação no corpo?

    default user iconDeni (deni_ ‒ sábado, 06 março 2010, 16:41 BRT # Link |

  95. escreveu:

    Oi,meu nome é Marcia moro em Minas.Descobri que  possuo vários nódulos de padrão micronodular nos dois lobos do pescoço,de imagem hipocoica.Sinto falta de ar,tosse,e estão me atrapalhando na alimentação,e para conversar.

    Dra.O que a Sra. acha.?Me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Qual o médico devo procurar,e quais exames devo fazer para saber se esses nódulos são benignos ou malignos.

    Obrigada..........

    default user icon ‒ sábado, 06 março 2010, 18:43 BRT # Link |

  96. escreveu:

    Olá !!!!!!!!!

    Fiz uma radiografia da tireóide e o resultado foi:

    Discreta alteração textural difusa da tireóide.

     Quem poder me responda estou desesperada.

    default user icon ‒ sábado, 20 março 2010, 23:46 BRT # Link |

  97. escreveu:

    Gostaria de uma opinião.

    Fiz PAAF de um nodulo de 1,4 cm, tenho alem desse, vários outros menores com bocio multinodular. Tenho também hipotireoidismo e minha médica receitou levoid, disse que minha tireoide não está funcionando. O resultado da biopsia foi:

    Esfregaços constituidos por celulas epiteliais foliculares isoladas, dispostas em macro e predominantemente em microfolículos, por vezes ora exibindo grupamentos bidimensionais, ora mimetizando papilas. As células mostram núcleos aumentados de volume e com moderado poliformismo. O fundo é hematico e com escasso coloide.

    Conclusão:

    Achados citopatológicos compativeis com lesão folicular celular.

    Estou tomando todas ervas da floresta que dizem que cura câncer, pois moro em Manaus. Minha médica quer que opere e retire toda a glândula para exame e diz que tem que ser logo. Não voltei mais no consultorio, mas estou com medo de errar, não operando. Por favor, me ajude a tomar a decisão correta.

    default user icon ‒ sábado, 27 março 2010, 22:40 BRT # Link |

  98. alinete_ escreveu:

    oi dr anete foi detectado na ultraçao um nodulo do lado esquerdo ja fis a pussao ea minha sirugia ja esta marcada, o medico olhou a pusao e falou que deu uma alterassao nao quis perguntar se deu maliguino ou beniguino na minha familia tem varios casos de cançer tenho que mi preucupar

    default user iconalinete_ ‒ domingo, 28 março 2010, 11:44 BRT # Link |

  99. maria_ escreveu:

    eu tenho tireoide fis um ezame que sisama punção,

    Amostra: hemorrágica, com céluas epiteliais folicolares pouco abundants.

    Macrófagos: pouco abundantes.

    Linfócitos: abundantes.

    Neutrófilos: pouco abundantes:

    Hemácias: numerosas.

    Fundo: hemorráco,ocasionalmente apresentando áreas de aspecto mais denso e/ou com sinais de pouca fixação celular.

            eu quero sua resposta. obrigado;

    default user iconmaria_ ‒ domingo, 28 março 2010, 17:47 BRT # Link |

  100. Kelli escreveu:

    Tenho um nódulo na tireoide e na Paaf não se detectou nenhum resultado preciso o cirurgião de cabeça e pescoço achou melhor tirar para no futuro não ser pior mais estou com desespero de fazer cirurgia por favor me ajude Anete......................................................

    default user iconKelli ‒ sábado, 17 abril 2010, 08:35 BRT # Link |

Página: 1 2

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.