Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: Sorriso da Linguagem

fevereiro 24, 2010

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

 

Brincadeiras e jogos para o ensino da Língua Portuguesa, é o tema da obra que Paulo Nunes de Almeida lança pela Edições Loyola.

 

Este livro oferece um panorama do uso de atividades lúdicas no ensino e na aprendizagem de Língua Portuguesa e enfatiza o uso de jogos e brincadeiras na escola, com o intuito de aumentar o conhecimento das crianças acerca de sua língua-mãe.

 

 

[creche+2.jpg]



                Apresentação do livro


Uma velha e valiosa frase latina fornece o tom para o trabalho que você, leitor, tem em mãos: A fructibus eorum cognoscetis eos. Sim, pelo fruto se conhece a árvore; pela obra se conhece o autor. Paulo Nunes de Almeida, um competente pesquisador contemporâneo da arte de bem ensinar, um educador preocupado com o destino do ensino no país, não brinca em serviço. Embora adote como tônica de sua produção as atividades lúdicas, debruça-se com arguto olhar científico sobre as possibilidades de despertar no educando a curiosidade intelectual, o prazer de aprender, a delícia de perseguir objetivos, de seguir regras para atingir uma finalidade bem definida e, assim, formar-se integralmente pelo trabalho e pelo prazer de brincar. O Sorriso da Linguagem é um grande exercício de pensar sobre a atividade lúdica como objetivo de estudo. Cada proposta foi meticulosamente planejada para que a criança interaja com seus pares, seu professor, seu ambiente e, assim, possa, de fato, compreender-se como um ser que possui competências e habilidades linguísticas, gramaticais, textuais.

 

  [bricar1.jpg] 

 

 

Este livro, pois, é um presente do autor para educandos e educadores. Será impossível não viver bons e profícuos momentos em sala de aula com a prática das atividades propostas. Haverá, sem dúvida, um clima ameno, solidário e muito proveitoso para todos os envolvidos no processo de insinar e de aprender. Paulo Nunes nos propicia a oportunidade, muito necessária, de trabalharmos prazerosamente e de convivermos com crianças que se divertem trabalhando, cantam aprendendo, jogam formando-se, brincam aperfeiçoando habilidades e vivem, em cada hora passada na escola, um momento intenso de aprendizagem e de satisfação intelectual.

Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira
Professor Titular do Departamento de Língua Portuguesa PUC-SP
Professor-orientador do Programa de Estudos
de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP

Sobre o Autor

ALMEIDA, Paulo Nunes de: Diretor-geral da Faculdade de Conchas, fundador e coordenador do Colégio Lúdico de Conchas, é mestre em Língua Portuguesa e especialista em Educação. Recebeu o prêmio "Professor do ano" pela Associação Comercial de São Paulo. É autor das seguintes obras pela Editora Saraiva: Cartilha Pipoca (2 vols.) Método lúdico de alfabetização Ciência e arte da alfabetização Ensino globalizante em dinâmica de grupo Ler pra vida (alfabetização de adultos) Leitura, expressão, participação - LEP (5 vols.). Por Edições Loyola publicou: Educação lúdica - técnicas e jogos pedagógicos. Publicou também: Explosão recreativa dos jogos, Ed. Estrutura.

 

Postado por Ana A. S. Cesar

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.