Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: PROJETO PORTINARI

fevereiro 21, 2010

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

 

 

                      

ARTE E CRIAÇÃO 


PROJETO PORTINARI

CRIAÇÃO/ PROJETO CULTURAL

POR JOÃO CÂNDIDO PORTINARI

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - IEAUSP

http://www.scielo.br/pdf/ea/v14n38/v14n38a21.pdf

 

PROJETO GUERRA E PAZ PORTINARI

Parte I:   http://www.youtube.com/watch?v=HIl8hEVjdDI
Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=jpUREbNR2vU

 

http://www.portinari.org.br/IMGS/jpgobras/OAa_0005.JPG

Vim da terra vermelha e do cafezal.
As almas penadas, os brejos e as matas virgens
Acompanham-me como o espantalho,
Que é o meu auto-retrato.
Todas as coisas frágeis e pobres
Se parecem comigo.


Candido Portinari


Portinari não é só o maior pintor brasileiro de todos os tempos: é o exemplo único em todas as nossas artes da força do povo dominada pela disciplina do artista completo pela ciência e pelo instinto infalível do belo.
Diante destes choros, destes cavalos-marinhos, que falam ao mais profundo de minh'alma de brasileiro, me sinto em estado de absoluta inibição crítica. Tudo que posso fazer é admirar.


  Manuel Bandeira


Você é a alegria e a honra do nosso tempo e da nossa geração. Não sei se saberia dizer-lhe isso pessoalmente, mas encho-me de coragem nesta carta para exprimir uma convicção que é de todos os seus companheiros, os quais se sentem elevados e explicados na sua obra. Sim, meu caro Candinho, foi em você que conseguimos a nossa expressão mais universal, e não apenas pela ressonância, mas pela natureza mesma de seu gênio criador, que ainda que permanecesse ignorado ou negado, nos salvaria para o futuro.

Carlos Drummond de Andrade


PORTINARI PARA CRIANÇAS

http://www.portinari.org.br/candinho/candinho/jogo.htm

Menu Principal

 

Desde 1935, quando recebeu o prêmio Carnegie, nos EUA, Portinari foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Seguiram-se os três grandes painéis para a Feira Mundial de Nova York (1939) e a primeira exposição individual no MoMA (1940) dessa cidade, os quatro painéis para a Biblioteca do Congresso (1942), em Washington, a publicação, pela Universidade de Chicago, do primeiro livro sobre sua obra (1941), o impacto da exposição na Galerie Charpentier, em Paris (1946), a exposição itinerante em Israel e, finalmente, os monumentais painéis Guerra e Paz para a sede da ONU, em Nova York (1956).

Em 6 de fevereiro de 1962 morreu Portinari, intoxicado pelas tintas.

 


ACESSE O SITE DO PROJETO PORTINARI

http://www.portinari.org.br/

 

 

Instalação dos painéis Guerra e Paz na sede de ONU, NY (1956)

 

Nota

O acervo é resultado do levantamento e catalogação de quase 5.000 obras e aproximadamente 30.000 documentos relacionados a estas obras. Entre estes documentos encontram-se: correspondências, recortes de periódicos, livros, fotografias de época, depoimentos, catálogos de exposição e de leilão, textos, entre outros.



A foto mostra 200 Catálogos Raisonnés com a obra completa de Portinari sendo embarcados a bordo do Hércules da Força Aérea Brasileira para serem transportados de São Paulo a Brasília.




João Cândido Portinari (idealizador e responsável pelo Projeto Portinari), filho de Cândido Portinari, em uma das apresentações do projeto.

Palavras-chave: Acervo, Arte, Estudos, IEA, Pintura, Portinari

Postado por Ana A. S. Cesar

Comentários

  1. escreveu:

    Ana, muito obrigado pelo carinho de sua publicação, que vem enriquecer a ampliar as chances de conseguirmos concretizar o "Projeto Guerra e Paz"!

    Receba o meu grato e afetuoso abraço.

    João

     

    PS - só um pequeno reparo: o que você inseriu como "Parte II" do "Projeto Guerra e Paz" é na realidade a parte III e a "Parte II" correta ficou faltando (são três partes).

    default user icon ‒ domingo, 21 fevereiro 2010, 17:02 -03 # Link |

  2. escreveu:

    Ana,

    Agradeço o convite para visitar o seu Blog.

    Como apreciadora de Arte, formada em Artes Plásticas e professora de Arte de Ensino Fundamental e Médio, quero deixar registrado que gostei muito do Blog e quando tiver oportunidade farei outras visitas. Parabéns!!!

    Cidinha

    default user icon ‒ segunda, 08 março 2010, 15:05 -03 # Link |

  3. Ana Cesar escreveu:

    Cidinha, agradeço sua atenção e o quanto puder divulgar o projeto será muito importante. Veja que no site há um espaço apropriado para as crianças: http://www.portinari.org.br/candinho/index.htm

    Um grande abraço.

    Ana

    Ana A. S. CesarAna Cesar ‒ segunda, 08 março 2010, 15:35 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.