Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: Edições Loyola lança novo livro de Rubem Alves

fevereiro 17, 2010

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

 

 

              

                     

                                               

                       Título: Sobre reis, ratos, urubus e pássaros

Autor: Rubem Alves

Número de páginas: 19

Formato: 28 x 18 cm

Valor: R$19

ISBN: 978-85-15-0387-5


 
 Livro de Rubem Alves desperta o pensamento crítico infantojuvenil 

  

 

Mantendo o cunho educacional em suas obras infantojuvenis, Rubem Alves lança seu mais novo livro, Sobre reis, ratos, urubus e pássaros, de Edições Loyola, com entrelinhas que podem ser associadas à política e às facetas da vida cotidiana.

Com o intuito de despertar o pensamento crítico e a leitura mais clara da realidade nos pequenos, Alves associa, por meio de personagens, as mazelas do mundo e a necessidade de olhar para os acontecimentos com uma visão peculiar, mais precisa e atenta.

Na primeira parte da obra, relata a paixão de um rei por queijos, o que atrai ratos ao seu palácio, pelo mesmo motivo. Ratos, porém, não são bem-vindos, e a tentativa de extermina-los coloca o rei em maus lençóis, até que se dá conta de que é preciso e necessário conviver com os ratos. Ignorar a existência dos seres marginais, ou tentar desloca-los para outros lugares, é atitude vã no mundo em que vivemos.

Por meio de parábola ecumênica, a segunda parte da obra reflete, de forma lúdica, sobre o surgimento do universo e de suas divinas criaturas, tentando explicar algumas das criações divinas.

O autor defende que, somente na junção de cada parte do todo, Deus se faz presente para nos mostrar que nada pode durar isoladamente. Questões sobre igualdade, beleza das diferenças e respeito às mesmas, vaidade humana entre outras questões muito atuais, são abordadas.

Finalmente, ele aponta para a realidade de manipulação, em que os mais desenvolvidos intelectualmente, exercem influência e domínio sobre os mais vulneráveis, em prol de suas próprias vontades.

Urubus e pássaros representam essa situação, presente hoje em nossa sociedade, mas com personagens humanos. Com isso, deixa claro que a construção da realidade futura depende da formação da geração presente.


Sobre o autor

Rubem Alves é educador, escritor e psicanalista, doutor em Filosofia pela Universidade Princeton (EUA) e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faz magia com as palavras e possui um estilo inconfundível. Tem escrito sobre temas que navegam pelo universo da Sociologia, da Psicanálise, da Filosofia e da Teologia. O escritor é mineiro de Boa Esperança e vive em Campinas (SP). 

 

"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro.”  (Rubem Alves)


 


A obra será lançada na Livraria Cultura do Conjunto Nacional – São Paulo, dia 3 de março de 2010, a partir das 19 horas. Endereço: Av. Paulista, 2073 - Tel.: (11) 3170-4033 - SP






Em Campinas, dia 31 de março, na Livraria Cultura - Shopping Iguatemi a partir das 19 horas. Endereço: Av. Iguatemi, 777 - Lojas 04 e 05 - Piso 1 - Vila Brandina - Tel.: (19) 3751-4033 - Campinas - SP


Postado por Ana A. S. Cesar

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.