Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: O melhor de Rubem Alves

fevereiro 06, 2010

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

 

 

O biólogo e educador Samuel Lago atendeu a esse chamado: devorou os aproximadamente 80 livros de seu amigo e organizou o livro O Melhor de Rubem Alves, lançado em 2008 pela Nossa Cultura Editora. Lago é responsável pela publicação de mais de 50 livros didáticos, utilizados por mais de 30 milhões de alunos.

O Melhor de Rubem Alves é a primeira edição de textos do autor feita pela Nossa Cultura em formato tradicional. São quase 400 páginas que reúnem aforismos e trechos selecionados cuidadosamente da extensa obra de Rubem Alves. Ilustrações produzidas especialmente para o livro ajudam os olhos a viajarem ainda mais livremente pelo pensamento de Rubem Alves, um dos mais respeitados intelectuais do país. Afinal, como diz o organizador, essa é uma obra que “deve ser lida diferentemente de outros livros”. Diz ainda: “Sugiro que cada pequeno texto seja refletido, degustado prazerosamente.” O sumário do livro é uma espécie de guia nessa viagem pelo pensamento de Rubem Alves. Os trechos selecionados foram agrupados em nove temas: educação, religião, sabedoria, vida-morte, sentimento, poesia-palavras-livros-pensamentos, filosofia, ciências e política.

Um escritor que realmente ama as palavras

Poucos escritores brasileiros oferecem uma bibliografia tão extensa quanto Rubem Alves. Generoso, o mineiro nascido em Boa Esperança em 1933 sempre se dedicou a compartilhar seu conhecimento e suas ideias. O resultado é uma obra com aproximadamente 80 títulos, que discutem assuntos como filosofia da região, teologia e  filosofia da ciência e da religião. Ele também é autor de uma biografia de Gandhi e escreve crônicas e ficção, inclusive para crianças.
O interesse por tantos assuntos decorre de sua própria trajetória profissional. Graduado e mestre em teologia, Rubem Alves foi pastor. Depois do golpe militar de 1964, abandonou a Igreja Presbiteriana e mudou para os Estados Unidos, onde obteve o grau de doutor em filosofia no Princeton Theological Seminary. Ao retornar ao Brasil, especializou-se também em psicanálise e tornou-se professor emérito da Unicamp, cargo que mantém até hoje.

 

Conheça o professor Samuel Ramos Lago - http://www.lago.com.br/

 

Postado por Ana A. S. Cesar

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.