Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: A VIDA É FEITA DE CONVERSAS

dezembro 01, 2009

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

 

[Doe+órgãos.jpg]

 

É velho o ditado que daqui nada se leva além da vida que levou. O corpo é matéria orgânica, após a morte é enterrado e se decompõe por completo. Mas se não se leva nada então é bom deixar boas lembranças e recordações, como: o que foi escrito num papel; as fotografias; os bons momentos; os parentes e amigos; o amor e carinho; a árvore que plantou; o desejo de uma vida melhor para seu semelhante e para aquele necessitado de um órgão, não é mesmo?
Está de volta à agenda nacional a doação de órgãos. Alguns acham polêmico o assunto. Convicções religiosas, medo e falta de esclarecimento são só algumas das razões para que o sucesso na captação de órgãos seja pequeno.
Eu penso diferente. Penso que é uma questão humanitária. Doar órgãos deveria ser algo natural, nas situações clínicas em que é possível fazê-lo. E que o Estado deveria ter campanhas permanentes e hospitais capazes de atender a demanda dos que querem doar órgãos, pois é sua a responsabidade por milhares de vidas que estão na fila dos que necessitam de um órgão para transplante.
Quando se chega a necessitar de um transplante, não tem mais remédio. Somente outro órgão no lugar será possível a retomada das funções "normais", as custas de medicamentos contra a rejeição pelo resto de sua vida.
No entanto, é imensurável a felicidade de uma pessoa que está no "corredor da morte", pela necessidade de um órgão vivendo ou vegetando a sorte de máquinas, transfusões, medicamentos e etc., então, aparece uma família de bom coração e anuncia o desejo de dar sobrevida aquele seu semelhante.
"A vida é feita de conversas. Basta uma para salvar vidas". Assim, é preciso que se fale com os familiares. Anuncie o desejo de ser um doador de órgãos e que essa vontade seja respeitada, quando da constatação da morte.

Mais sobre a campanha de doação de órgãos, acesse: Ministério da Saúde

 

Imagem da campanha de doação de órgãos do Ministério da Saúde.

referência: quadradeesporte.blogspot.com

Palavras-chave: Ministério

Postado por Ana A. S. Cesar

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.