Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: “Entre Les Murs”, França, 2008

maio 04, 2009

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

 

 

 

Direção: Laurent Cantet.

O filme Entre Les Murs entra no bonde dos filmes agraciados pelo Festival de Cannes nos últimos anos, ou seja, é um filme humano, com fundo social e político. O filme acompanha as aulas de um professor interpretado pelo autor do livro da qual “Entre Les Murs” se baseia, François Bégaudeau, que rebola com muito molejo nas discussões trocadas contra seus estudantes. E é difícil. O filme explora essa guerra que é ir ao colégio e o que esse ambiente forçado faz às pessoas. As situações mostradas no filme desvendam um sistema educacional a léguas de distância em superioridade e riqueza ao nosso aonde ninguém vai armado, não há drogas, as crianças se dão ao luxo de possuírem aparelhos modernos, as mesas e cadeiras não estão quebradas, há uma sala com computadores novos, e até os professores são bons, educados, e lutam pelo bem de seus alunos! O filme é perspicaz, que tanto o professor quanto os alunos estão lutando em um jogo complicado, regido por regras absurdas e distantes por suas linhas de pensamentos diferentes principalmente, pois estão separados pela idade (em uma cena os alunos brigam com o professor dizendo que jamais conseguirão escrever uma redação criativa sobre eles próprios, pois ainda são novos e não possuem experiência e maturidade para tal), essa frustração sentida pelos dois lados é o muro que o título do filme sugere, um muro que afasta ao meio estes dois lados, e sendo este o principal discurso do filme, então realmente muitas palmas, mas aqui, esta realidade apontada por Cantet já nos abandonou há muito tempo e o que restou foi sem dúvidas um sistema em ruínas, falho, incompetente. Este muro metaforicamente erguido por Cantet, no Brasil não existe mais, já caiu há muito tempo. A visão de uma possível instituição em decadência é rapidamente percebida nas situações que empacam tanto professores quanto alunos. Mas, no final, esta afirmação se encontra riscada de seu quadro negro. Confiram.

 

        

 

fonte: vídeo You Tube

Palavras-chave: Filmes

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial.

Postado por Ana A. S. Cesar | 3 usuários votaram. 3 votos

Comentários

  1. Alexandre Hannud Abdo escreveu:

    Ni!

    Vi este filme sexta passada, lindo, muito bom mesmo!! =)

    ~~

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo ‒ terça, 05 maio 2009, 01:06 -03 # Link |

  2. Benedito Ubirata da Silva escreveu:

    Será que a gente encontra em locadora? Tô precisando de algumas coisas como esta pra melhorar minha visão. O ultimo filme que assisti que envolve educação, e achei pra lá de excelente, foi  na minha adolescência, frances que contava a história de um menino e pessoas que viveram a Revolução de 68 na
    Europa e como elas estavam 20 anos depois. Boa pedida Ana, preciso me preparar logo volto a dar aula, e me sinto meio enferrujado.

    Abraços

     

    default user iconBenedito Ubirata da Silva ‒ terça, 05 maio 2009, 04:27 -03 # Link |

  3. Ana César escreveu:

    Bira, comprei o filme em uma locadora na Av. Paulista. Anote o telefone: (11) 3266 5467.

    O filme é muito bom.

    Abraços. 

    Ana A. S. CesarAna César ‒ terça, 05 maio 2009, 23:49 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.