Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: Nova Ortografia: As palavras paroxítonas terminadas em “-oo” agora perdem o acento circunflexo... leia mais.

abril 17, 2009

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

http://proinov.moodle-pt.com.pt/course/view.php?id=72&topic=4

 

As palavras paroxítonas terminadas em “-oo” agora perdem o acento circunflexo. Assim, no lugar de “vôo”, temos “voo”, “enjôo” muda para “enjoo” e assim por diante.

Esse tipo de formação ocorre sobretudo nas formas verbais de primeira pessoa do singular do presente do indicativo dos verbos terminados em “-oar” e em “-oer”. Assim: eu magoo (magoar), eu perdoo (perdoar), eu abençoo (abençoar), eu doo (doar), eu coo (coar), eu moo (moer), eu roo (roer) etc.

A forma reduzida de “zoológico”, “zoo”, também perde o acento.

O Novo Acordo Ortográfico determina a supressão do acento circunflexo das formas verbais terminadas em “-eem”. São palavras paroxítonas cujo acento gráfico é, de fato, desnecessário.

Essas formas aparecem nos verbos “crer”, “ler” e “ver” conjugados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo (eles creem, eles leem, eles veem) e no verbo “dar” conjugado na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo (que eles deem), bem como em seus derivados.

Vale observar que, embora não seja um derivado de “ver”, o verbo “prover” se conjuga como ele por analogia. Vale, portanto, a nova regra também para o verbo “prover”: eles proveem. 

É importante levar em consideração que os acentos dos verbos “ter” e “vir” e de seus derivados não sofreram alteração. Assim, continuamos empregando as formas “ele tem”/ “eles têm” e “ele vem”/ eles vêm”. Seu derivados, por serem palavras oxítonas (não monossílabos), devem ser acentuados tanto na terceira pessoa do singular como na do plural (o que já ocorre com as demais oxítonas terminadas em “-em”, como “vintém”, “refém”, “ninguém” etc). Varia, como sabemos, o tipo de acento: agudo no singular e circunflexo no plural. Daí as formas “ele mantém”/ “eles mantêm” e “ele intervém”/ “eles intervêm”. 

Como as oxítonas terminadas em “-ens” também são acentuadas, as formas de segunda pessoa do singular desses verbos são igualmente acentuadas. Assim: tu manténs, tu deténs, tu reténs, tu intervéns, tu provéns etc.

fonte: GazetaWeb.com 

Palavras-chave: Gramática, Ortografia, Português

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial.

Postado por Ana A. S. Cesar

Comentários

  1. Visitante escreveu:

    Muito obrigada. Consegui entender claramente e isso me ajudou muito para minha atividade escolar da disciplina Língua Portuguesa.

    default user iconVisitante ‒ domingo, 26 abril 2009, 19:31 -03 # Link |

  2. escreveu:

    gostei muito das explicações!!!vai me ajudar nas minhas aulas!

    obrigada!!

    default user icon ‒ terça, 28 julho 2009, 13:44 -03 # Link |

  3. julie. escreveu:

    Valeu me ajudou muito no meu trabalho sobre essas palavras estou muito grata....

    default user iconjulie. ‒ quarta, 18 novembro 2009, 11:11 -02 # Link |

  4. igor_ escreveu:

    gostei muito desse

    resumo

    parabens

    default user iconigor_ ‒ quarta, 25 novembro 2009, 18:54 -02 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.