Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: Cultura Científica: Desafios

janeiro 25, 2009

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar

Doutor em Ciências no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Carlos Vogt apresenta em seu livro Cultura Científica: Desafios (EDUSP/FAPESP, 2006), valores culturais para a nossa sociedade contemporânea que a meu ver carece de entendimento não só nas áreas de pesquisa, como também no conceito da filosofia do relacionamento humano, importante gancho para a formação e fortalecimento da cultura. Depois de algumas pesquisas em literatura "descobri" recentemente o professor Vogt, que no trecho abaixo faz uma menção significativa sobre a cultura científica:

“A expressão ‘cultura científica’ soa mais adequada por englobar tudo isso e, ainda, a visão da ciência como formadora da cultura – seja do ponto de vista da sua produção, da sua difusão entre os pares ou na dinâmica social do ensino e da educação, bem como da sua divulgação na sociedade para o estabelecimento das relações críticas necessárias entre o cidadão e os valores culturais de seu tempo e de sua história”, afirma o professor. “Apesar das distinções fundamentais entre arte e ciência, existe entre elas algo comum e poderoso: a finalidade compartilhada por ambas da criação e da geração do conhecimento, por meio da formulação de conceitos abstratos e ao mesmo tempo, por paradoxal que pareça, tangíveis e concretos. No caso da ciência, essa tangibilidade e concretude se dá pela demonstração lógica e pela experimentação; no caso da arte, pela sensibilização do conceito em metáfora e pela vivência”, diz Vogt, que é poeta e linguista.

 

 

CULTURA CIENTÍFICA: DESAFIOS

 

Palavras-chave: Cultura Científica, IEA, Livros, USP

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição, Não-Comercial.

Postado por Ana A. S. Cesar | 1 usuário votou. 1 voto

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.