Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: USP e Record - Parceria na teledramaturgia

novembro 28, 2008

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar
USP e Record formarão autores de novela

 

 

A audiência das novelas na TV brasileira não pára de cair. Por causa disso, a Universidade de São Paulo (USP), que tem um núcleo de pesquisas voltado para o assunto, estuda iniciar em 2009 um curso de especialização em dramaturgia. Com aulas teóricas e práticas, o curso formaria autores capazes de dar novo fôlego ao gênero, gasto pelo excesso de uso com poucas diferenças entre os vários folhetins produzidos no país, o formato em cartaz é o mesmo desde a década de 1970. O projeto poderá dar a um dos alunos a chance de participar de uma novela da Record, emissora que vem investindo pesado para fazer frente à Globo na área.

"Os autores não estão conseguindo fazer um texto atraente. Existe uma queda visível na qualidade", disse a VEJA.com a professora Renata Pallottini, um dos nomes à frente do projeto da USP. Renata é autora do livro O que É Dramaturgia, sobre a arte de escrever roteiros. Para ela, prova de que o texto precisa ser repensado é que a Record arrancou parte da audiência da Globo com uma novela que, ainda que de gosto questionável, inovou na linguagem: Os Mutantes - Caminhos do Coração (na foto acima).

Outro problema da Globo diz respeito à renovação de atores. Os grandes nomes da casa estão envelhecendo e não aparecem tantos talentos à altura para ocupar o lugar deles até porque a Globo prioriza a contratação de beldades. "É um equívoco sério o da Globo procurar atores jovens entre os mais bonitos. Precisa procurar talento", diz Renata. Vale dizer que, além da Record, a Globo enfrenta a concorrência de outras mídias, como a internet, a TV paga e o DVD. Enquanto a emissora carioca tenta achar uma forma de levantar a audiência, USP e Record seguem conversando sobre a parceria para a formação de dramaturgos. Agora é aguardar os próximos capítulos.

fonte: revista Veja 28/11/2008 - Variedades/televisão - por Carolina Maia

Palavras-chave: ECA, Televisão, USP

Postado por Ana A. S. Cesar | 1 usuário votou. 1 voto

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.