Stoa :: Ana A. S. Cesar :: Blog :: SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO BRASIL

novembro 18, 2008

default user icon
Postado por Ana A. S. Cesar
Semana do Empreendedorismo movimenta mais de 1 milhão de pessoas no Brasil
   


   

Mostrar que é possível tirar as idéias do papel e transformá-las em negócios. Despertar a atitude empreendedora e difundir essa cultura especialmente para jovens. Todos esses são alguns dos objetivos da Semana Global de Empreendedorismo, uma ação mundial que acontece entre os dias 17 e 23 de novembro em 75 países simultaneamente. Neste ano, é a primeira vez que o evento acontece no Brasil. Workshops, palestras, mesas redondas, debates, oficinas. São milhares de atividades gratuitas que ocupam a semana em todo o país.

"O empreendedorismo é a busca incansável de oportunidades, é olhar para o que se pode construir de novo. A Semana é uma oportunidade para nós mudarmos a cara do Brasil empreendedor. Mostrar que para ser empreendedor não precisa ser um empresário, que é muito mais uma questão de estado de espírito, uma atitude”, ressalta Karen Kanaan, diretora de comunicação do Instituto Empreender Endeavor, que é responsável pela coordenação da Semana de Empreendedorismo brasileira.

O Brasil ocupa a 9ª posição no ranking de pessoas que mais abrem negócios no mundo. A taxa de empresas iniciais (TEA) cresceu de 11,6%, em 2006, para 12,72%, em 2007, o que corresponde a 15 milhões de empreendimentos. Pensando em aumentar esse número e incentivar o brasileiro a ser mais protagonista nas ações empreendedoras, a Endeavor formou uma rede básica de parcerias em seis áreas de atuação em todo o país para ajudarem no desenvolvimento da Semana. São elas: Negócio, Terceiro Setor, Governo, Comunidade, Mídia e Educação.

“A gente trabalha para mudar a cultura do país e ser mais empreendedor. Estamos muito felizes, a expectativa para o primeiro ano do evento no Brasil nos superou. Ao total são 1.300 parceiros e 1,1 milhão de pessoas envolvidas com ações pipocando nos 27 estados”, ressalta Karen.

Em São Paulo, a Associação Cidade Escola Aprendiz, localizada na Vila Madalena, está à frente do evento, promovendo durante a Semana ações que estimulam o empreendedorismo e mostrando experiências de sucesso.

A programação completa do evento está disponível no site www.semanaglobal.org.br.  

Uma idéia empreendedora

A Semana Global de Empreendedorismo é promovida pelo movimento “Bota pra fazer”, que fomenta cultura empreendedora e realiza uma série de ações durante o ano. “A Semana Global de Empreendedorismo é a maior expressão do movimento”, explica Karen.

O evento foi criado em 2004, na Inglaterra, com o intuito de fazer com que os jovens fossem mais ativos em diversas ações. A idéia deu tão certo que foi copiada pelos Estados Unidos em 2007. Em 2008, os dois países resolveram se unir e levaram a Semana para o mundo. 75 países participaram das ações a favor do empreendedorismo.

A idéia é que a Semana seja apenas uma data de celebração, fazendo com que a cultura empreendedora esteja presente na sociedade durante todo ano.

Fonte: Portal Aprendiz,  Associação Cidade Escola Aprendiz

Este post é Domínio Público.

Postado por Ana A. S. Cesar | 1 usuário votou. 1 voto

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.