Stoa :: Albert Richerd Carnier Guedes :: Feeds

julho 06, 2020


Uma Apologética a Favor da Apologética - Norman Geisler



Antes de abordar os argumentos e evidências a favor do Cristianismo, nada mais normal do que discutir uma questão primordial: vale a pena estudar apologética? Alguns cristãos acham que não vale a pena e temem que jovens cristãos se afastem de Deus ao tentar responder racionalmente às questões e objeções sobre sua fé. Alguns chegam a ter argumentos contra usar argumentos! O texto abaixo refuta muitos argumentos contra a apologética e certamente fortalecerá e encorajará os leitores a não abrir mão da racionalidade que anda de mãos dadas com a fé cristã.

DOWNLOAD
PDF (434 kb)
Tradução e Legenda: Equipe Deus em Debate.




Deus o Criador - William Lane Craig e Robert Lawrence Kuhn


Recentemente me deparei com essa preciosa série de vídeos onde Craig, entrevistado pelo Dr. Robert Lawrence Kuhn, explora questões sobre a natureza de Deus e Sua relação com o mundo. Nesse vídeo, eles discutem o papel de Deus como Criador e Sustentador do Universo.


Continua com "A Existência de Deus pode ser demonstrada?"
Baixe esse vídeo no Vimeo (é necessário ter uma conta gratuita no Vimeo)


Quatro Visões Sobre a Divina Providência - William Lane Craig


Olá, filósofos e filósofas!
Depois de um longo periódo de "seca", em que estivemos trocando idéias apenas pela nossa página de perguntas e respostas, estamos de volta com um podcast de Craig sobre Divina Providência (em outras palavras, sobre "como Deus controla as coisas no mundo").
Esse assunto envolve questões como livre-arbítrio (existe ou não?), Soberania e Pré-ciênca Divina (Deus realmente ordena e conhece o futuro?) e tem importantes implicações apologéticas. Quais, por exemplo? Bem, se você está conversando com um ateu que reclama do sofrimento e dor no mundo, sua crença (ou descrença) no livre arbítrio vai possibilitar você (ou não) a dizer "o sofrimento nesse mundo deve-se às escolhas pecaminosas livres do homem." Se você acredita que a Soberania de  Deus implica que Ele determina causalmente tudo o que acontece no futuro, logo vai ouvir um ateu dizendo "então, quem criou o pecado também foi Deus?" De forma que essas questões não são apenas "sutilezas teológicas."
Nesse podcast, Craig comenta sobre o livro "Quatro Visões Sobre a Divina Providência" escrito por ele e outros três autores, onde ele representou a posição Molinista sobre a Providência Divina. Os outros autores defenderam duas outras posições, conhecidas como Teísmo Aberto e Calvinismo.

Um abraço a todo/as!!!
Lucas Maria

Download do vídeo no Vimeo: (120 mb).
Veja mais podcasts do Projeto Craig.


OVNIs - William Lane Craig

Não indicado para pessoas facilmente escandalizáveis.
[Transcrição] OVNIs - William Lane Craig

Download do vídeo no Vimeo (1280x720 - 120 MB)
Veja os outros podcasts do Projeto Craig


O Iminente Colapso Evangélico - William Lane Craig


Olá, filósofos! Estou publicando o que talvez seja o último podcast desse mês: vou viajar por duas semanas para conhecer um pouco da realidade da Igreja no Chile. Dizem que Deus tem se expressado de uma forma sem precedentes em algumas localidades desse país e que a Igreja tem experimentado um renovo e uma maturidade impressionantes, bem como uma comunhão simples e orgânica! 
Foi muito interessante, na véspera da interação que vou ter com esses irmãos, traduzir um podcast que fale sobre o "Colapso Evangélico". Me parece que está claro que "as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Cristo. Então, mesmo que o Evangelicalismo entre em colapso, a Igreja não vai! Bem... de qualquer forma, tive que deixar alguns comentários na transcrição desse vídeo. Sou aberto a contra-argumentos e réplicas.

Um abraço.
Lucas Maria


O Iminente Colapso Evangélico - William Lane Craig


Download do vídeo no vimeo (120 MB)
Veja os outros podcasts do Projeto Craig


O Absurdo da Vida Sem Deus - William Lane Craig


Você provavelmente já deve ter ouvido muitos humanistas ateus afirmando algo como "Nós não precisamos de Deus como nossa muleta! Não podemos deixar a crença em Deus limitar o potencial humano! Livrar-se de Deus é o maior salto para do homem moderno para o pleno desenvolvimento!" Nesse vídeo, o filósofo e teólogo William Lane Craig mostra que não é possível viver de forma feliz e logicamente consistente com essa visão de mundo pois, se Deus não existe, a vida é sem significado, valor e propósito fundamentais.
Embora isso não prove que Deus existe (as evidências da existência de Deus são discutidas em outros recursos deste blog), isso nos ajuda a refletir sobre a seriedade da questão "Deus Existe?" Pois, como disse Nietzche, muitas pessoas prosseguem em seu caminho sem refletir nas terríveis consequências do ateísmo.

  
Download do Video Completo:
Vimeo - 400 MB (720 x 576)
4Shared - 790 MB (1280 x 720)
Transcrições:
Artigo expandido traduzido pela equipe do Apologia.Com
Transcrição do vídeo
Extra:
Pseudo-Debate Com Richard Dawkins sobre o tema "O Universo tem um propósito?" (Legendados por Snowball)


Apologética, Razão, Fé e Filosofia 5 - William Lane Craig


Olá, filósofos!

Depois de lidar com as agitações de fim de ano  lutar com uma internet moribunda que me impediu de dar a continuidade semanal desse podcast, aqui está a última parte dos comentários do Dr. Craig sobre ARFF: Apologética, Razão, Fé e Filosofia (o interessante é que, quando a gente fala sobre isso com cristãos, eles realmente fazem "arrrrfff!"). O próximo podcast será "O Iminente Colapso Evangélico" mas, antes, vamos interromper a programação para assistir a palestra do Craig sobre "O Absurdo da Vida Sem Deus", um projeto que há muito tempo eu sonhava em publicar. 

Um abraço a todos e um feliz ano novo!

Lucas Maria



Download no Vimeo: (60 MB)
Veja os outros podcasts do Projeto Craig








Muitos Ateus, Pouco Tempo! - William Lane Craig


Você vive cercado por descrentes metidos a questionadores e está sem tempo para estudar tudo o que a apologética tem para oferecer? Leia este artigo com conselhos do renomado filósofo e apologeta William Lane Craig!

Tradução: Equipe Deus Em Debate


Definição de Ateísmo - William Lane Craig



Pergunta: Em minhas discussões com ateus, eles têm usado o termo [ateísmo] como “ausência de crença em Deus.” Eles declaram que isso é diferente de não acreditar em Deus ou dizer que Deus não existe. Não sei bem como responder a isso. Me parece que isso é um jogo de palavras bobo e que logicamente é o mesmo que dizer que você não acredita em Deus. Como seria uma boa resposta a isso?

Leia a resposta de William Lane Craig:



Tradução: Equipe Deus Em Debate


Quais são as Evidências contra e a favor da Existência de Deus? - William Lane Craig & Peter Atkins


Nesse debate com o filósofo e teólogo Dr. William Lane Craig, o cientista Dr. Peter Atkins declara-se capaz de suportar o ônus da prova necessário para afirmar que "Deus não existe". Assista o debate e decida por si mesmo: Para que lado pende a balança das evidências contra e a favor da Existência de Deus?

Em breve, a tradução completa do debate será disponibilizada em forma digital no Scribd e o vídeo completo para download no Vimeo. Mas você já pode assistir ao debate no YouTube clicando o ícone abaixo.

Scribd e Vimeo em breve

Para downloads no Vimeo,
(você precisará criar uma conta gratuita).
Tradução e Legenda: Equipe Deus em Debate.


Quantos por cento o Novo Testamento é confiável? - Norman Geisler


Quantos por cento o Novo Testamento é confiável? - Norman Geisler


O Voltemos ao Evangelho, O Pupito Cristão e o Projeto Spurgeon, em parceria com a Revista Apologética Cristã, estão sorteando um exemplar da revista apologética Cristã. Revista a qual permitiu que postássemos esse ótimo artigo. Se puder, participe do sorteio por algum destes sites ou compre a revista clicando AQUI.


Não Há Fósseis Transicionais! - Lee Strobel


Recebemos na nossa página de perguntas e respostas, a seguinte pergunta de um leitor anônimo:
Pro biologo, se não me engano, Lucas: um dia vi num programa (atheism experience) o apresentador dizendo que existem várias formas transicionais (fósseis,acredito). Isso é verdade?
Resposta: 
Cara...

Se existem fósseis transicionais de organismos, formando uma árvore evolutiva a partir de um organismo simples até chegar à complexidade de vida que vemos hoje... o que isso significa? Que Deus não existe? Que o Cristianismo é falso?

Eu não acho que é possível demonstrar a validade desses argumentos:
1- A Teoria do Descendente Comum é verdadeira.
2.1- Logo, Deus não existe.
ou
2.2- Logo, o Cristianismo é falso.
A conclusão 2.1 ou 2.2 não se segue à premissa 1. Então, eu simplesmente não esquento com esse lance de fósseis, assim como o William Lane Craig.

Tendo dito isso, EU nunca vi nenhum motivo para duvidar da existência desses fósseis transicionais! Mas eu não sou um biólogo evolucionista! O máximo que eu conheço sobre evolução é o que se pode saber cursando um semestre de Evolução e de Paleontologia e lendo alguns livros populares. Eu trabalho com fisiologia de microalgas e não com biologia evolucionária! E quando a gente não é especialista na área, devemos seguir a corrente principal da ciência que, nesse caso, afirma a Teoria do Descendente Comum [que, está claro para mim, não me leva a nenhuma conclusão ateísta].

PORÉM, os defensores do Design Inteligente sustentam uma posição diferente:
[acho que vamos publicar o documentário inteiro mas, por enquanto, é só isso]...

Falou!
Legenda: Equipe Deus Em Debate


Criação em Seis Dias? - Norman Geisler


Recebemos na nossa página de perguntas e respostas, a seguinte pergunta de um leitor anônimo:
De onde veio a idéia de que a terra tem cerca de 6 mil anos?
Essa idéia vem do personagem ao lado, o Arcebispo Ussher (1581–1656), que calculou a idade da terra baseado nas genealogias encontradas na Bíblia:

Da criação até o dilúvio – 1656 anos
Do dilúvio até Abraão – 292 anos
Do nascimento de Abraão? até o êxodo do Egito – 503 anos
Do êxodo até a construção do templo – 481 anos
Do templo até ao cativeiro – 414 anos
Do cativeiro até ao nascimento de Cristo – 614 anos
Do nascimento de Cristo até os tempos do Arcebispo Ussher – 1650 anos

Total = 5610 anos

Porém, a geologia apresenta evidências de que a Terra tem mais do que 6 mil anos. MUITO MAIS: mais ou menos uns 4,5 bilhões de anos. E alguns cristãos ficam APAVORADOS COM ISSO, pensando "será que a Bíblia errou?"

Por isso, estamos publicando um pequeno artigo do Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia de Norman Geisler e Thomas Howe:

Página no Scribd para "Criação em Seis Dias - Norman Geisler"

Fontes wikipedescas adicionais:
Para a cronologia de Ussher (espanhol).
Para a idade da Terra segundo a ciência (inglês).


Existencialismo - Norman Geisler


Há algumas semanas atrás, nós recebemos na nossa página de perguntas e respostas, a seguinte pergunta de um leitor anônimo:
Gostaria de saber qual a opinião de vocês quanto ao Existencialismo. Obrigado!
Por isso, estamos publicando um pequeno artigo da Enciclopédia de Apologética de Norman Geisler sobre o assunto. Certamente, dúvidas vão surgir, mas esse é um bom ponto de começo:

Página no Scribd para "Existencialismo - Norman Geisler"                                                           



O Problema Emocional do Sofrimento - William Lane Craig



DOWNLOAD
Tradução e Legenda: Equipe Deus em Debate.
Nota: Alguns pontos deste material contém pontos teológicos amplamente disputados, como a existência do livre-arbítrio, e não representam necessariamente a posição do Cristianismo frente ao Problema do Mal. Portanto, seja Bereano e examine tudo à luz das Escrituras, sempre retendo o que é bom.


<< Anterior