Stoa :: Stoa: dúvidas, bugs e sugestões :: Fórum

Autor Dúvida sobre temas

    Estou aprendendo a mexer com os temas do Stoa e notei que quando visito uma página de comunidade esta é exibida usando o tema da comunidade. É esse o comportamento esperado? Não deveria haver ao menos a opção de "forçar" todas as páginas a serem exibidas para mim com o tema de minha escolha? Isso seria especialmente útil para, digamos, um tema de alto-contraste direcionado a usuários com problemas de visão.

Palavras-chave: dúvidas, temas (Stoa)

Parece que o Livejournal tem uma opção assim. Do jeito que fazemos aqui no Stoa, é o dono do ambiente pessoal (ou a moderadora da comunidade) que decide o visual do espaço dele(a). Isto é igual a todos os sites no internet, mas a sua sugestão não é impensável. Em princípio já existe a possibilidade para um usuário configurar o seu navegador para usar "user style sheets" (tem esta extensão para FireFox).

Pessoalmente prefiro que os usuários definem o visual do seu ambiente, afinal a gente quer que o ambiente aqui é uma expressão da identidade deles e a identidade visual é um elemento importante. É claro que com o Stoa do jeito que está ainda não dá para fazer isto, a não ser para especialistas em webdesign, mas espero que podemos melhorar isto no futuro.

Mas contra esta posição pesam, como falou, a necessidade de deixar o site acessivel para todo mundo. Estou curioso o que outros pensam, a opção de forçar o tema deve ser implementado em nível do servidor, ou em nível do navegador?

Renato, achei a idéia ótima, desde que isso seja opcional (o padrão seria a pessoa navegar no tema definido pelos outros  usuários e moderadores das comunidades).

Acho perfeitamente possível alguém se interessar pelo conteúdo proposto para ser discutido numa comunidade, mas discordar sobre estética com um moderador de uma comunidade. Se a pessoa fosse gastar seu tempo discutindo sobre o tema (template) da comunidade com cada moderador, acho que fugiria do propósito principal, como vejo, das comunidades: discutir idéias.

Como gostei da idéia, já escrevi um ticket para fazer quando eu puder. 

Uma observação: as imagens não são determinadas nos estilos, de modo que pode ocorrer, digamos, de uma pégina usar uma imagem de cor escura como fundo de um elemento com texto em fonte de cor clara, e se eu forçar um tema com fonte de cor escura nesse elemento, ele se tornará invisível (ou quase), pois eu não terei como desabilitar a imagem. Não consigo pensar numa solução simples sobre isso, então me resumo a sugerir que seja exibido um aviso ao usuário que selecionar a opção "Forçar tema": o conteúdo poderá ser exibido numa formatação que dificulta sua visualização. Outra questão sobre temas: Na página "Selecionar / Criar temas" há um combobox onde pode-se selecionar um dos temas padrão como o original a partir do qual eu farei uma cópia editável. Seria muito útil poder selecionar temas do usuário, pois por enquanto só podem ser selecionados os temas padrão.

Quando clico em "Escolher um tema novo" na página "Selecionar / Criar temas" o tema é selecionado (pode-se testar isso com um reload) mas aparentemente a ação "template:select" não faz automaticamente esse reload, e a seleção retorna para o tema anterior.

Por exemplo: estou com o tema padrão. Seleciono o tema Light e clico em "Escolher um tema novo". É carregada a página "Selecionar / Criar temas" com o tema padrão, e com o bullet do tema padrão selecionado. Só quando o usuário clica em algum link interno o tema selecionado é efetivamente utilizado. Isto ocorre, por exemplo, se o usuário selecionar o bullet do tema light e novamente clicar em "Selecionar um tema novo". De modo que pode parecer que é necessário selecionar um tema duas vezes para que ele entre em efeito, mas na verdade é apenas porque falta um reload.

Renato, esse último problema que você mencionou já foi resolvido (veja o Stoa-test) e será implementado em breve no Stoa-stable quando terminarmos de configurar algumas coisas do Stoa-test.
com a nova versão do stoa, está dando quebra no template novo padrão para logados, e principalmente quando estamos deslogados. na parte superior.

com a nova versão do stoa, está dando quebra no template novo padrão para logados, e principalmente quando estamos deslogados. na parte superior.

Maurício, não entendi o que está quebrado. Você poderia dizer qual navegador está usando e mostrar um snapshot da sua tela, por favor? 

Pronto, a dúvida do Maurício foi explicada aqui: template falho (só para usuários online).

Eu queria sugerir uma forma mais dinâmica de se editar o tema, porque quando tenta se criar um, a cada mudança que se tem que verificar, tem que primeiro salvar, dar um refresh na página de teste, e sequiser mudar algo, tem que fazer todo o processo pra voltar para a página de edição do css e html.

Seria bom se o STOA permitisse realizar upload de temas feitos pelos usuarios, basta especificar os padrões do STOA para os arquivos que o usuário deve seguir, ou então melhorar o editor, para que as mudanças pudessem ser verificadas sem precisar salvar primeiro, sendo o ato de salvar somente quando o usuário não quisesse alterar mais nada. Um editor que registre "on the fly" as mudanças de forma que pudesse ser verificadas enquanto se altera, mas sem precisar savar a cada instante.

Mesmo assim, o STOA é ótimo, e bom trabalho aos desenvolvedores.

 

De fato é muito difícil fazer desenvolvimento do seu tema. O que eu faria é salvar uma cópia local do seu perfil e blog, usar as suas ferramentas (editor favorito, Firebug) para acertar o css e só no final fazer um copy-paste aqui no Stoa.

Mas de qq maneira, acho que devemos sair do modelo "myspace" de deixar os usuários decidiram completamente o html e css dos seus ambientes. Em princípio é uma idéia muito legal, o usuário controla o seu espaço etc., mas na prática leva a uma navegação pelo sistema muito confuso: de repente está numa página completamente diferente, com todos os botões fora do lugar, é desnorteador.

Talvez uma customização mas controlado (como no twitter e também o nosso micro.stoa.usp.br [se logar/ conta / design]) e poucas temas feitos por nós é melhor.


<< Voltar aos tópicos Responder