Stoa :: Alexandre Hannud Abdo :: Blog :: Informação, Comunicação e a Sociedade do Conhecimento - 2o semestre 2011

junho 28, 2011

default user icon

Ni!

ATUALIZAÇÃO (07jul): a disciplina já aparece no Janus!

Caros amigos colegas,

É com muita alegria que compartilho a notícia da reativação da disciplina Informação, Comunicação e a Sociedade do Conhecimento, criada pelo professor Imre em 1999 e por ele lecionada até 2008, no Instituto de Matemática e Estatística da USP, e convido-os a participar e divulgá-la entre seus alunos e colegas.

A disciplina é oferecida neste segundo semestre simultaneamente para a graduação e pós-graduação, com os códigos respectivos MAC0339 e MAC5800, e aceita alunos de todas as unidades, assim como alunos especiais e ouvintes. Seu horário será segunda e quarta-feira das 14h às 15h40m.

(Ciente da passagem do primeiro período de matrículas da gradução, encaminho esta mensagem com efeito aos alunos de pós-graduação e, também, na oportunidade do segundo e terceiro período de matrículas da graduação.)

A proposta da disciplina é elaborar os principais temas e exemplos onde a computação afetou a capacidade humana de colaboração e compartilhamento, em profundidade de investigação teórica e prática, com o desenvolvimento de pesquisas e projetos pelos alunos.

Estudar a organização da Wikipédia, do Software Livre, da infra-estrutura da Internet, a economia e teoria política da informação, as licenças colaborativas de copyright e patentes, as tecnologias capilares (peer-to-peer) para o compartilhamento de informações, o impacto desses processos na educação e produção de conhecimento, a criptografia e certificação na gestão de identidade e crédito, a relação entre blogosfera e jornalismo, o desenvolvimento de hardware aberto, a sociedade modelada como sistema complexo, as questões políticas e potencial democrático da rede, e também práticas colaborativas anteriores à Internet, como a própria Ciência e outros arranjos comunitários.

Contaremos, no decorrer das atividades, com a participação de professores e pesquisadores de diversos institutos da USP, do seu Centro de Competência em Software Livre, e também de outras universidades, movimentos sociais, instituições e centros culturais.

Além disso, o conteúdo produzido no curso será desenvolvido publicamente em plataformas de colaboração com uma licença livre (CC-BY[-SA]), como a Wikipédia e Wikiversidade, para que possa ser recombinado, resignificado e ofereça aos alunos a experiência de sua própria proposta.

Por fim, dentro de um programa a que chamamos Lab Escola Imre Simon, a disciplina ocorre em dueto com o ciclo O Futuro da Informação, organizado em centros culturais no semestre complementar, cujo registro da última instância podem conhecer aqui:

http://pt.wikiversity.org/wiki/O_Futuro_da_Informação/CCESP_2011

Peço a todos o apoio na divulgação e também convido-os a colaborar na construção dessa iniciativa que, em sua história, já conta com a participação de todos vocês.

Qualquer dificuldade de matrícula ou em encontrar as disciplinas nos sistemas - a de pós-graduação, por exemplo, só aparecerá com o início das matrículas - entrem em contato comigo neste blog ou pelo e-mail <abdo@member.fsf.org>.

Saudações e paz e amor,

ale
.:.
Dr. Alexandre Hannud Abdo
Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz
Professor convidado do IME-USP

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Alexandre Hannud Abdo

Comentários

  1. Visitante escreveu:

    Caro Ale,
    Verdadeira glória saber de todo seu sucesso!
    Parabéns rapaz, que Deus o proteja e tenha uma carreira brilhante e grandes conquistas.
    Abraço-o com carinho,
    Lucrecia Anchieschi Gomes
    Coordenadora Política Pedagógica da Policidadania
    Membro da Comissão Executiva do MCCE/SP

    default user iconVisitante ‒ quinta, 30 junho 2011, 19:10 BRT # Link |

  2. Rafael Brito escreveu:

    Parabéns pela trabalho, Ale! Participei da última edição do curso "O futuro da informação" e recomendo a todos que se interessam pelo tema!

    Abração!

     

    RAFAEL BRITO

    @rafaelbrito18

    default user iconRafael Brito ‒ sexta, 01 julho 2011, 15:55 BRT # Link |

  3. Vanessa Myho escreveu:

    Caramba, que demais. Queria poder estar aí em São Paulo nestes dias.

    A Unicamp também tá louquinha pra ter uma aula assim.

    --

    Vanessa Myho

    comunicação social - midialogia

    umamao.com.br

    feia.art.br

    default user iconVanessa Myho ‒ quinta, 21 julho 2011, 01:02 BRT # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.