Stoa :: Alexandre Hannud Abdo :: Blog :: Revoluções recombinantes

fevereiro 28, 2011

default user icon

Ni!

Olá mundo,

Estão abertas as inscrições para o ciclo de aulas-debate O Futuro da Informação: compartilhamento, colaboração e a sociedade do conhecimento, que este ano acontece no Centro Cultural da Espanha em São Paulo (CCE_SP).

Eis um pequeno texto de divulgação que escrevi...

Revoluções recombinantes – como o Software Livre, o conhecimento livre, melhor representado pela Wikipédia, e movimentos correspondentes na produção da cultura, hardware e organização social, – de suas origens em ideias iluministas e reemergência com a contra-cultura, gestaram a Internet e hoje fazem dela seu principal catalizador.

Tais revoluções apóiam-se em instrumentos técnicos e jurídicos que desenvolvem, como processos colaborativos e softwares que os integram, padrões e protocolos abertos e licenças de direito autoral, mas fundamentalmente em sua ética orientada à liberdade e à comunidade.

Em função dessas práticas, modelos econômicos e arranjos produtivos pouco explorados tornaram-se subitamente espontâneos, a ponto de em poucos anos originar grandes empresas, como a Red Hat e o Google, e fundações, como a Wikimedia e a Document Foundation.

Desse ambiente informacional recombinante surge, também, uma esfera pública interconectada, de novas formas políticas e bases democráticas: na blogosfera, em fóruns e plataformas de rede social, através de Partidos Piratas e em projetos como MySociety e Wikileaks.

Neste curso abordaremos as transformações econômicas, culturais e políticas que acompanham a Internet, através de exemplos e debates com protagonistas das mesmas. As várias teorias que nos permitem entender melhor esses fenômenos serão explicadas enquanto questionados os limites de sua validade, estimulando um pensamento crítico a respeito do mundo permeado pela rede.

Ministrado desde 2010 em centros culturais, O Futuro da Informação dá sequência a um trabalho de dez anos iniciado na USP pelo Prof. Imre Simon, em 1998. O organizador desta instância é Alexandre Hannud Abdo.

Quando

Aulas às terças-feiras das 19h às 22h, exceto nos dias do AVLab – atividade parceira do curso. Início dia 22 de março, término dia 14 de junho.

Onde

O CCE_SP fica na Avenida Angélica 1091, em Higienópolis, próximo ao metrô Marechal Deodoro. Há também vários ônibus que descem a Angélica, parando em frente ao centro.

Inscrições

Para inscrever-se, mande um e-mail para cultura4@ccebrasil.org.br

O curso é gratuito e são até 30 vagas.

Ligações

Para conhecer e colaborar com a ementa do curso, veja a página na Wikiversidade.

Há também a página de divulgação no sítio do CCE_SP.

Dúvidas ou ideias, comentem aqui ou pelo meu e-mail abdo@member.fsf.org

Um abraço,

ale

Palavras-chave: aula, CCE_SP, centro cultural da espanha em são paulo, curso, debate, escola, imre simon, Internet, laboratório, recombinação, revolução

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Alexandre Hannud Abdo | 1 usuário votou. 1 voto

Comentários

  1. julia. escreveu:

    Mandei o e-mail! Quero participar!!=)

     

    Bjuss

     

    default user iconjulia. ‒ terça, 01 março 2011, 15:40 BRT # Link |

  2. Jonas (jonas.agx no g-meio pontocom :) escreveu:

    Quando vai ter início outro curso como esse?

    E gente que mora longe também pode participar, de algum jeito?

     

    Abraços,

    Jonas

    default user iconJonas (jonas.agx no g-meio pontocom :) ‒ segunda, 16 janeiro 2012, 22:26 BRST # Link |

  3. Alexandre Hannud Abdo escreveu:

    @Julia: grazie!

    @Jonas: pode deixar que eu te aviso... : )P

     

     

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo ‒ sábado, 21 janeiro 2012, 01:23 BRST # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.