Stoa :: Alexandre Hannud Abdo :: Blog :: O dia em que deixei de usar o Google Search

janeiro 14, 2009

default user icon

Ni!

 Se você está esperando divagações sobre um cenário futuro de inovações inimagináveis, engana-se: o dia em que deixei de usar o Google foi hoje.

 Não que vez ou outra eu ainda não apelarei à velha e boa máquina de busca, mas já existe uma alternativa que, se ainda não mais eficiente, é certamente mais divertida, ética e tem potencial muito maior.

 Estou falando da Wikia Search, fundada por Jimmy Wales o mesmo sujeito que bolou a Wikipédia.

 Há inúmeras razões para preferir a Wikia Search: ela respeita a liberdade, a privacidade e a contribuição do usuário, desenvolvendo-se em código aberto, com transparência e sigilo das buscas executadas.

 http://search.wikia.com/about/about.html

 Constrói-se em torno de um conceito radicalmente diferente, de permitir a contribuição dos usuários para avaliar a qualidade dos resultados de cada busca e abrir os dados e os algoritmos para escrutínio e aperfeiçoamento público.

 Isso em oposição ao modelo Google, onde um algoritmo ultra-secreto é usado, servindo-se do trabalho de todos em criar hiperligações, para dar um significado mecânico ao mundo.

 Sim, dar um significado ao mundo. Pois é isso que cada vez mais esses integradores de informação fazem: definem a semântica das palavras. Para dar um exemplo dessa influência, considere o quanto o resultado no Google de uma busca afeta a opinião global a respeito do assunto.

 Queremos mesmo deixar às máquinas esse serviço? Estamos dispostos a entregar a mais básica das construções humanas, a significação da realidade, aos cuidados de um grande-irmão corporativo que trabalha no mais absoluto sigilo?

 Contudo, o problema prático da Wikia Search é que sua eficiência depende da participação, ou seja precisa de usuários. E assim ela passou por um período num padrão muito baixo, inutilizável. Ainda hoje, algumas buscas não são tão eficazes, mas a interface soluciona isso, facilitando ao máximo o acesso a outros mecanismos de busca!

 Então, experimente, e se a hora chegou para você, embarque em mais esta revolução pela liberdade do conhecimento e auto-gestão humana.

http://search.wikia.com/

 

 (Usuários do Firefox podem também adicioná-la à caixa de busca.)

 

 Abreijos,

abdo

~~

Palavras-chave: busca, google, produção social, semântica, wiki, wikia, wikia search

Esta mensagem está sob a licença CreativeCommons Atribuição.

Postado por Alexandre Hannud Abdo | 6 usuários votaram. 6 votos

Comentários

  1. Tom escreveu:

    Abdo,

    já divulguei e comecei a testar. A primeira coisa que procurei foi 'Adote um vereador'. Nem o blog no Stoa, nem a págian wiki apareceram na busca. Adicionei manualmente e coloquei comentários e notas sobre essas páginas:

     http://search.wikia.com/search.html#adote_um_vereador

    Está parecendo interessante...

    default user iconTom ‒ quarta, 14 janeiro 2009, 15:57 -02 # Link |

  2. gabriel escreveu:

    o curioso é que o próprio google lançou há poucos meses uma ferramenta parecida à do search.wikia, chamada google searchwiki, mas cuja classificação interativa de resultados de busca é vista apenas pelo usuário logado (ou seja, não há influência de fato para usuários não-logados ou casuais). isto ocorre justamente porque considerar-se-ia "perigoso" permitir que usuários influenciassem a posição dos resultados de busca (em outras palavras: prefere-se o algoritmo secreto "neutro" a resultados controlados por possíveis lobistas). claro que sabemos que iniciativas como "google bombing" podem influenciar resultados de busca...

    o wikia search, caso faça algum sucesso, pode ser uma boa alternativa a isto, caso desenvolva ferramentas de transparência que inibam a ação massissa de lobistas.

    gabriel fernandesgabriel ‒ quinta, 15 janeiro 2009, 01:09 -02 # Link |

  3. Oda escreveu:

    sssssuuppaaaaaaaaa

    OdaOda ‒ quinta, 15 janeiro 2009, 01:43 -02 # Link |

  4. Tom escreveu:

    Fiquei sabendo pelo Daniel.

    default user iconTom ‒ quarta, 01 abril 2009, 13:21 -03 # Link |

Você deve entrar no sistema para escrever um comentário.

Termo de Responsabilidade

Todo o conteúdo desta página é de inteira responsabilidade do usuário. O Stoa, assim como a Universidade de São Paulo, não necessariamente corroboram as opiniões aqui contidas.